As professoras Maria Paula Dallari Bucci e Eunice Aparecida Prudente, ambas do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP, foram nomeadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin como representantes da sociedade civil que comporão o Comitê Diretivo do recém-criado Observatório Nacional da Integridade e Transparência do Poder Judiciário, ligado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Observatório vai atuar no monitoramento da integridade, transparência e governança do Judiciário brasileiro.
O Comitê Diretivo é composto por oito representantes da sociedade civil, um integrante da magistratura estadual, um da Justiça Federal e um da Justiça do Trabalho, além de um representante indicado pela Corregedoria Nacional de Justiça. A participação de membros da sociedade civil no comitê tem o objetivo de aproximar, cada vez mais, o Judiciário da população brasileira.
Para Maria Paula, "É uma grande honra poder contribuir com o CNJ e seu presidente, Ministro Edson Fachin em funções que valorizam a legitimidade do Judiciário brasileiro". Eunice Prudente também reforçou a importância de poder colaborar com o engrandecimento do Poder Judiciário.
As docentes irão formar o Comitê com Marco Fonseca, juiz do TJMA; Fernando Quadros da Silva, desembargador federal do TRF-4; Francisca Nepomuceno, juíza do TRT-10; Lizandro Garcia Gomes Filho, juiz do TJDFT; Gabriela Spanghero Lotta; Loiane Prado Verbicaro; Luciano Da Ros; Marco Aurélio Borges de Paula; Menelick de Carvalho Netto; e Oscar Vilhena Vieira, diretor da FGV-Direito SP.
Confira mais detalhes: https://encurtador.com.br/j5k8R
#fdusp #direitousp #cnj #judiciario #transparencia