Reforçar a segurança e dar mais tranquilidade no retorno às aulas tem levado a diretoria da Faculdade de Direito da USP a promover diversas conversas com os órgãos representativos de segurança e de zeladoria na região central. O objetivo é, sempre, garantir a segurança no ir e vir dos estudantes, funcionários e professores desde a chegada à saída dos prédios da instituição.
Nesta quinta-feira (01/02), o diretor da FDUSP, Celso Fernandes Campilongo, esteve na Subprefeitura da Sé para mais uma rodada de reunião com o subprefeito, Coronel Alvaro Batista Camilo. Acompanharam o encontro o Coronel Jose Eduardo Bexiga; e o supervisor de serviço da Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária da USP, Juscelino Tadeu França Ponicena.
Na rodada de conversas, Camilo informou que o policiamento na região tem melhorado nos últimos meses, especialmente por conta da Operação Delegada, que teve o efetivo ampliado. Relatou que a Subprefeitura vem intensificando, junto aos órgãos responsáveis, melhorias na iluminação, bem como na zeladoria ao longo do trajeto para os principais pontos de embarques e desembarques para quem vai ao Centro da Capital Paulista, seja para estudar ou para o lazer.
“Estamos ampliando muito o sistema de iluminação no entorno, não apenas com equipamentos mais potentes, mas também com medidas para reduzir os chamados pontos cegos da região. Seguindo as teorias do crime, essa é uma das principais medidas para afastar problemas”, informou.
Campilongo assinalou uma percepção com relação as melhorias na segurança local, mas que é preciso intensificar as medidas, para dar mais tranquilidade, principalmente aos ingressantes na FDUSP. “O período de início de aulas é sempre mais preocupante. Muitos alunos são novos e não conhecem totalmente os entornos da cidade”, disse. De acordo com ele, aliado às medidas implementadas e as que serão ampliadas, as orientações de quem conhece a cidade são necessárias e importantes, referindo-se, inclusive, a uma renovação do mapa seguro.
Dos temas propostos, Camilo ressaltou que o efetivo policial, já ampliado por meio da Operação Delegada (convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo com agentes voluntários da Polícia Militar que reforçam o policiamento na cidade durante suas folgas), será reforçado nos horários de entradas e saídas de aulas. Além disso, observou o monitoramento por câmeras, voltadas para o espaço público, como os voltados para o Largo e para a rua São Francisco, e os entornos. Também orientou que a FDUSP deve trabalhar em parceria com os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e no Programa Vizinhança Solidária.
Reforçou a importância de a Faculdade promover mais reuniões com os órgãos responsáveis, visando inclusive a implementação de cartilhas com informações de segurança e palestras. Outro ponto ressaltado é observar atitudes suspeitas, para informar, imediatamente, as autoridades. Ou seja, implementar um trabalho integrado e de forma mais participativa de todos os envolvidos.
#fdusp #seguranca #educacao #centrosp #saopaulo #capitalpaulista #regiaocentral #policiamento #operacaodelegada