Especiais

Ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal, visita a Faculdade de Direito da USP

A diretoria da Faculdade de Direito da USP recebeu na tarde de sexta-feira (19/05) a visita da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber. Os diretores Celso Fernandes Campilongo e Ana Elisa Liberatore Bechara reuniram-se com a magistrada, que estava acompanhada do professor e desembargador Homero Batista Mateus da Silva (Direito do Trabalho da FDUSP e TRT-2); da juíza-titular Magda Cardoso Mateus da Silva, do antigo aluno da SanFran Gabriel da Silveira Matos, juiz de Direito do Mato Grosso e secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e assessores.

Logo após a reunião no gabinete, Rosa Weber visitou as instalações da Faculdade e ficou encantada com o Salão Nobre e com a tradicional Biblioteca, uma das mais antigas e mais completa em literatura jurídica do Brasil.

Prontuário

No local, recebeu uma cópia do prontuário de Candido Tavares Bastos, seu bisavô, formado com a Turma de 1886. Ainda na Biblioteca, ficou entusiasmada com os livros raros e admirada com os corredores das estantes. Também observou outros detalhes, como o antigo elevador que conduz os livros nos andares.

Entre outros locais, foram visitados ainda a Sala Visconde de São Leopoldo, em que a sacada permite uma excelente vista do Largo de São Francisco; a Sala da Congregação e outros ambientes. E parou diversas vezes para tirar foto com os alunos.

Para Campilongo e Ana Elisa foi um momento importante poder mostrar a FDUSP para a magistrada, que é formada na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e ainda não tinha tido essa oportunidade.

Empossada ministra em 2011, foi a terceira mulher a integrar a Corte, tendo sido as primeiras Ellen Gracie, a quem Rosa Weber substituiu, e Cármen Lúcia, que ainda exerce o cargo. Foi ministra do Tribunal Superior Eleitoral de maio de 2016 até maio de 2020. Foi eleita presidente do STF em 2022, tomando posse em 12 de setembro do mesmo ano.