Filosofia do Direito

Faculdade homenageia professor José Eduardo Faria, uma história dedicada à arte de ensinar

São mais de 40 anos dedicados ao ensino do Direito. Ao longo desse período, o professor José Eduardo Faria, Filosofia e Teoria Geral do Direito, entrou nas salas de aula para levar aos estudantes o que há de melhor e mais importante na matéria. Em 2024, quando completará 75 anos, poderá começar uma nova história como professor sênior a continuar essa trajetória principalmente aos alunos da Pós-Graduação.

Para homenagear essa trajetória, o DFD promoverá esta semana, nos dias 07 e 08 de dezembro, o seminário “Direito e Sociedade: em homenagem ao professor José Eduardo Faria”.

“Trata-se de evento em homenagem à carreira e obra do professor Titular José Eduardo Faria, marcante professor na história da SanFran, que está próximo de sua aposentadoria”, conta o professor Ronaldo Porto Macedo Júnior, coordenador acadêmico do encontro, em conjunto com o diretor da FDUSP, Celso Campilongo. A coordenação executiva será de João Vitor Penna e Silva e Cassiano Toledo Ribas, ambos doutorandos na instituição.

Serão seis mesas de palestras com convidados, externos e internos, em formato híbrido (presencial no Auditório Rubino de Oliveira e remoto pelo canal do YouTube), compostas por docentes de diferentes regiões do País, visando agregar aos debates e demonstrar a influência do homenageado no debate teórico-jurídico nacional.

A abertura, às 14h, terá como tema “Ensino Jurídico”, com Macedo, Campilongo, Loiane Prado Verbicaro e Luciana Reis. Às 16h, será a vez de “Sociologia Jurídica”, com Denise Ramos Mendes, Orlando Villas Bôas Filho e Rafael Mafei. O dia será encerrado também com “Sociologia Jurídica”, Joaquim Falcão.

No segundo dia, a partir das 14h, acontece “Direito e Economia”, com os professores Jean Paul Rocha, Rafael Diniz Pucci e Diogo Coutinho; seguido por “Globalização e Direito”, a cargo dos docentes Lucas Fucci Amato, Alberto do Amaral Júnior, Antonio Maués e Ester Gammardella Rizzi. O encerramento tera fala do homenageado: José Eduardo Faria.

Um dos precursores da Sociologia do Direito no Brasil, Faria ingressou na FDUSP em 1968 onde seguiu sua carreira acadêmica, tendo realizado mestrado em 1977, sob orientação do mestre Goffredo da Silva Telles Júnior e doutorado em 1981, sob orientação do professor Tércio Sampaio Ferraz Júnior. Realizou pós-doutorado pela Universidade de Wisconsin-Madison, entre 1983 e 1984, como bolsista da Comissão Fulbright. Em 1982, ingressou no quadro docente do DFD, obtendo os títulos de livre docente em 1982 e professor titular em 1998. Dedicou-se, ao longo da sua carreira universitária ao estudo da relação entre direito e economia, questões referentes ao ensino jurídico no Brasil, poder, legitimidade, discurso político e crise de governabilidade.

Assista , reverbere:  https://encurtador.com.br/imwCF

O Auditório Rubino de Oliveira fica no 1º andar do Prédio Histórico da Faculdade de Direito da USP. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.

#fdusp #direitousp #filosofiadodireito