Encontro foi marcado ainda pela entrega de convites para os festejos do bicentenário da Biblioteca
Uma ideia embrionária para a região central, envolvendo o Largo de São Francisco e adjacências, foi discutida pela diretoria da Faculdade de Direito da USP com o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes.
Em reunião no prédio-sede da Prefeitura (11/04), no Viaduto do Chá, os diretores da SanFran Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara; o vice-presidente da Associação dos Antigos Alunos, Rui Caminha; e o professor Ignácio Poveda debateram a possibilidade de requalificação urbana no entorno.
Recebidos também pelos secretários Marcela Arruda (Gestão), Fábio Lepique (Governo), Fabrício Cobra (Subprefeituras), Totó Parente (Cultura e Economia Criativa); Renato Nalini (Mudanças Climáticas), e o subprefeito da Sé, coronel Marcelo Salles; os representantes da FDUSP discutiram a possibilidade de promover uma reurbanização para melhorar a circulação entre os prédios históricos onde funcionava a Fecap (recém-incorporado à FDUSP) ao da Faculdade, bem como a segurança local. Ambos os edifícios são tombados.
As mudanças envolvem requalificação do calçamento, pisos de cores e formatos diferentes, entre outros.
Na ocasião, Campilongo também relatou a intenção de transformar o Prédio da Baronesa (entrada pela Brigadeiro Luís Antônio), onde funcionam alguns setores administrativos da Faculdade, em um museu da cultura jurídica.
“O prédio da Baronesa está localizado em frente ao Ministério Público, a cem metros da OAB São Paulo e distante duas quadras do Tribunal de Justiça. Isso sem falar em outros prédios que circundam o local”, observou. “Não haveria lugar melhor no Brasil para colocar um museu de ensino jurídico”.”
Por sua vez, Ana Elisa ressaltou a importância de possíveis alterações, que possibilitariam essa revitalização para dar mais segurança e bem-estar a todos que circulam pelo local.
As ideias estão ligadas às comemorações de 200 anos da Faculdade que serão completados em agosto de 2027.
Caminha aproveitou para reforçar tudo que a faculdade representa para a história da cidade.
A ocasião foi marcada ainda pela entrega de convite ao prefeito dos festejos para o bicentenário da Biblioteca, que acontece no dia 24 de abril deste ano. Haverá uma cerimônia no Salão Nobre e outras atividades.
Também falou das festas de final de ano, e fez o pedido para que a FDUSP integre o calendário oficial da Prefeitura. Lembrou ao prefeito que, geralmente, em dezembro são realizadas a Cantata de Natal, no Largo de São Francisco, e apresentações no Salão Nobre. E falou da intenção de realizar uma feira de livros jurídicos nos finais de semana, no Largo de São Francisco. “Isso traria mais pessoas para o Centro”.”
No encontro, Ricardo Nunes acrescentou os desafios de gerir uma cidade do tamanho de São Paulo. De acordo com ele, o município se transformou nesse grande centro mundial por abrigar pessoas de todo o Brasil e de várias partes do mundo.
Edição: Kaco Bovi
#fdusp #direitousp #sampa #saopaulo #reurbanizacao