Um

Programa Adote um Sala ganha mais adesões

O projeto Adote uma Sala da Faculdade de Direito da USP continua em plena expansão. Após ter sido inaugurada, recentemente, a Sala do Júri, no piso térreo do Prédio Histórico (26/05), o antigo aluno Miguel Pereira Neto, Turma de 1989, esteve em reunião com a vice-diretora da FDUSP, Ana Elisa Bechara (27/05), para tratar da adoção da Sala da Academia de Letras e do Coral, que fica no terceiro andar do Edifício.
Com presença do presidente da Associação dos Antigos Alunos, José Carlos Madia de Souza, e do arquiteto Ricardo Vasconcelos (responsável pelas restaurações), a conversa versou sobre os detalhes para o projeto, uma vez que o Prédio é tombado pelos órgãos de preservação do Patrimônio Histórico. Por conta disso, exige todo um cuidado de restauro.
Para Bechara, trata-se de mais uma ação significativa para manter o Prédio das Arcadas renovado, preservando todos os detalhes arquitetônicos. “É um cuidado especial para que os alunos possam estudar com a excelência que deve ser oferecida por essa Faculdade”, diz.
“Além disso, ajuda o antigo aluno a manter o sentido de pertencimento à Academia que eles estudaram”, acrescenta.
O programa teve os primeiros passos na gestão do diretor José Rogério Cruz e Tucci (2014/2018) e foi potencializado pelo diretor Floriano de Azevedo Marques Neto (2018/2022), por meio da Associação dos Antigos Alunos, deixando um enorme legado para a atual diretoria, conforme tem destacado o diretor Celso Campilongo.
Ou seja a intenção de modernizar a Faculdade das Arcadas, cuja instalações estavam muito antigas, despertou o interesse, especialmente dos antigos alunos, que podem formar grupos ou envolver associações como o CAM-CCBC, que adotou a Sala do Júri.
Por meio da iniciativa, a Faculdade está sendo restaurada, mantendo toda a estrutura arquitetônica.

Saiba como participar dessa iniciativa, enviando e-mail para fd@usp.br