A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Estado de Direito
Estado de Direito

Em vigília cívica na OAB-SP, SanFran pede respeito e confiança nas instituições

A Faculdade de Direito da USP une forças com autoridades, representantes da sociedade e demais entidades, na vigília cívica, frente de trabalho organizada por várias instituições com o objetivo de garantir a integridade das eleições deste domingo.

O encontro é realizado na sede da OAB São Paulo, organizadora com as demais integrantes, entre as quais, Comissão Arns, Pacto pela Democracia, Comitê de Defesa da Democracia, Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral, Conectas Direitos Humanos, Democracia em Xeque, Direitos Já!, Instituto Ethos, Fundação Tide Setubal, Transparência Internacional, comitês de professores pela democracia das FDUSP e FGV-SP.

 

Partiicipantes

A SanFran foi representada por seu diretor, professor Celso Fernandes Campilongo, e sua vice-diretora, professora Ana Elisa Liberatore Bechara.

Campilongo falou da necessidade de se respeitar o resultado do processo eleitoral e todas as instituições democráticas, direção também adotada em moção aprovada na Congregação da FDUSP.

"Respeito e confiança nas Instituições, nos Tribunais, na legislação eleitoral e no resultado das eleições são fundamentais para a democracia. O contrário disso merece repúdio e desprezo", acentuou.

Entre os participantes, a socióloga Neca Setúbal; Oscar Vilhena (FGV); o ex-ministro José Carlos Dias; Patrícia Vanzolini e Leonardo Sica, presidente e vice-presidente da OAB-SP; o jurista José Gregori; o ex-secretário de Justiça Belisário dos Santos Júnior; a jornalista Bianca Santana; o presidente da UGT, Ricardo Patah; sociólogo Clemente Ganz Lúcio.

Também falaram Cláudio Fonteles e Roberto Gurgel (ex-procuradores-gerais da República); Raquel Dodge (ex-procuradora-geral da República); Carlos Ayres Britto (ex-presidente do STF), Nelson Jobim (ex-presidente STF e ex-ministro da Justiça), Armínio Fraga (ex-presidente do BC); o professor aposentado da FDUSP Miguel Reale Jr.; Marina Gadelha (OAB-PB); José Eduardo Cardozo (ex-ministro da Justiça); Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, advogado criminalista; Milton Seligman (ex-ministro Justiça), Dom Pedro Luiz Stringhini (bispo), Fernando Neves (ator e diretor teatral), Bianca Santana (militante feminista negra).

 

Manifesto

A ocasião foi marcada pelo lançamento de um manifesto em favor do reconhecimento dos resultados das eleições de domingo. O documento tem como objetivo coordenar esforços para garantir a integridade do processo eleitoral em todo o País.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000