Especiais

Pertencimento, reencontros e momentos de alegria marcam Almoço de XI de Agosto na SanFran

O Pátio das Arcadas da Faculdade de Direito da USP foi tomado de felicidade no sábado (12/08). Juristas, professores, advogados, familiares, amigos marcaram o almoço de comemoração à criação dos Cursos Jurídicos no Brasil (11 de agosto de 1827).
O olhar atento, a emoção de voltar à Velha e Sempre Nova Academia, após alguns anos de formação, a curiosidade dos menores que acompanham seus pais tomaram conta do primeiro momento das festividades em uma visita guiada aos principais espaços.
Entre uma e outra parada guiada pelos bibliotecárias, puderam ver, rever e conhecerem o belo Salão Nobre, a Sala da Congregação, o Museu, salas restauradas, como a Ada Pellegrini Grinover. Tudo a despertar uma sensação inesquecível da mais antiga e tradicional Faculdade de Direito do Brasil. Na Biblioteca, que completa 200 anos em 2025, a curiosidade de saber o livro mais antigo.
A boa comida e, claro, homenagens e lembranças do passado, o momento presente e um olhar no futuro deram o tom aos amigos no Pátio. No telão, muitas personalidades que fizeram e continuam a fazer parte dessa história. Dentre as quais os ex-presidente da Associação dos Antigos Alunos, José Carlos Madia, morto em novembro de 2022.
Na abertura, o atual presidente Paulo Henrique Pereira, e os diretores Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara, deram as boas-vindas. Nas mesas, passado presente e futuro se encontram. A emoção de ter a presença do constitucionalista José Afonso da Silva, aos 98 anos, ficou evidente no abraço de todos que foram a seu encontro.
O mesmo sentimento dado à professora Ivette Senise Ferreira, primeira diretora da FDUSP (e única até então), ao jurista Almino Afonso, às professoras Eunice Prudente e Maria Paula Dallari Bucci, a antiga aluna Maria Eugenia Telles e a todos que estiveram, ao longo dos anos, no palco onde se formam tantos representantes da Justiça.
Uma energia repleta com a presença aos novos alunos, muitos integrantes e representantes das classes estudantis, como o Centro Acadêmico XI de Agosto, a Representação Discente, a Atlética; da Casa dos Estudantes. Entre vários membros do XI de Agostos, que completou 120 anos de engajamento estudantil, sua primeira presidente mulher, Andréa Mustafa.
Autores e leitores da Carta de 2022, signatárias(os) do documento de 22 e de 1977 estiveram na confraternização, para demonstrar que nas Arcadas, sempre que precisar, estarão todos vigilantes em defesa da democracia, independentemente do governo que esteja no poder, como pontuou Campilongo, na abertura. Entre os agraciados, os que trabalham cotidianamente e contribuem para a inclusão e pertencimento, especialmente pelos programas Adote um Aluno, Adote uma Sala, Incluir Direito, Sempre SanFran, dentre outros.