Pós-Graduação

"É da sociedade internacional que emerge o Direito", diz Celso Lafer na recepção aos calouros da Pós-Graduação

Professor Emérito ministrou aula magna aos estudantes ingressantes no PPGD da FDUSP

Edição: Kaco Bovi

Uma história pelo Direito Internacional e pela Filosofia do Direito abraçou alunas e alunos da Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP, na abertura da Semana de Recepção às Calouras aos Calouros do mestrado e doutorado. À mesa toda a experiência de vida e acadêmica do professor Emérito Celso Lafer, que, aos poucos, foi conduzindo o debate, em sua aula magna.

Mediado pelo docente Gustavo Monaco, presidente da Comissão de Pós da FDUSP, o encontro contou com as professoras Juliana Krueger Pela (vice-presidente da Comissão), Cláudia Perrone Moisés e Ana Maria Nusdeo; e o docente José A. Fontoura Costa.

Nas anotações, a presença de grandes nomes do Direito Nacional e Internacional. Dentre os quais, falou dos italianos Noberto Bobbio e Tulio Ascarelli (esse professor na FDUSP), bem como dos professores da SanFran Vicente Marotta Rangel, precursor do Direito do Mar; Miguel Reale e Tercio Sampaio Ferraz Junior. Também da filósofa Hannah Arendt, uma de suas influenciadoras.

Abordou a reciprocidade na criação e aplicação nas normas do Direito Internacional. “O princípio que rege a vida internacional é a solidariedade, não a reciprocidade”, disse.

Pautou sua exposição com grandes temas recorrentes da Filosofia do Direito, da interdisciplinaridade (o Direito Internacional favores a interdisciplinaridade), bem como pontos básicos do estudo das relações internacionais, que representam a natural dimensão interdisciplinar de quem pensa o mundo e as suas normas. “É dessa sociedade internacional que emerge o Direito”.

Dentre as dicas aos ingressantes, assinalou a importância de se trabalhar a essa interdisciplinaridade. Relatou um caso que presidiu na OMC. Pondo em contexto sua experiência em Genebra.

Outro ponto por ele tratado foi a questão do meio ambiente. “Trata-se de uma questão abrangente da humanidade”. Ocasião em que realçou a importância da realização da Rio-92 para os Direitos Humanos e o meio ambiente. “Nenhum grande problema mundial pode ser resolvido sem a participação do Brasil”, ressaltou. E acrescentou que o meio ambiente é um tema a ser objeto de uma razão abrangente da humanidade “porque ele não atinge apenas o Estado ‘A’ ou ‘B’. Ele é indivisível, com papel fundamental para a compreensão de como eu construo essas normas”.”

Por sua vez, Monaco assinalou a relevância de Lafer para a Universidade, para o ensino e para a sociedade. Lembrou do papel do expositor como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e ministro das Relações Exteriores. E ressaltou suas qualidades na vida acadêmica. “Um professor que conseguiu formar uma legião de discípulos. Especialmente pelo modo de vida e de trato com os estudantes”, afirmou.

As atividades continuam nesta quarta-feira, no Auditório Ruy Barbosa Nogueira, com a palestra “Saúde mental e pós-graduação”, com a professora Maria Livia Tourinho Moreto (Instituto de Psicologia da USP).

Segundo andar do Prédio Histórico. Largo de São Franscisco, 95, Centro-SP.

Confira transmissão completa da aula magna do professor Celso Lafer. Reverbere: https://encurtador.com.br/ruDX2

#fdusp #direitousp #posgraduacao #direitointernacional #relacoesexteriores