A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Representatividade
Representatividade

FDUSP sediará Congresso Internacional para discutir o papel das universidades e das Cortes Supremas

A Faculdade de Direito da USP terá a responsabilidade de sediar o V Congresso Internacional da União Ibero-Americana de Universidades e Cortes Supremas, que ocorrerá em 2023, com data a ser agendada. O anúncio foi feito durante o encerramento da programação da quarta edição do evento deste ano (15/06), na Universidad Complutense de Madrid, Espanha.

No encontro, a FDUSP foi representada pelos professores Celso Campilongo (diretor), Ana Elisa Bechara (vice-diretora), Fernando Facury Scaff (Direito Financeiro FDUSP e superintendente Jurídico da USP) e Fernando Dias Menezes (Direito do Estado FDUSP e diretor-administrativo do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP).

Para Campilongo, o fato de a SanFran ter sido escolhida como sede da próxima edição demonstra a excelência da instituição no cenário internacional, especialmente em um cenário de debates acerca do papel da Universidade e das Cortes Supremas.

“Trata-se de compromisso significativo para nossa faculdade, que desempenha o papel de formar juristas não apenas para pensar e discutir questões internas de nosso país, mas para atuar de forma premente nos campos internacionais”, disse, ao destacar a importância, principal, de ampliar a interdisciplinaridade acadêmica.

Após dois anos sem acontecer de forma presencial, por conta da pandemia de covid-19, coube à Universidad Complutense de Madrid realizar o Congresso em 2022.

 

Independência 

Os docentes da SanFran proferiram palestra no painel “Independencia judicial y Estado de Derecho en la República Federativa de Brasil”, que contou com o ministro do Supremo Tribunal Federal José Antonio Dias Tofolli; Elizabeth Guimaraes Teixeira Rocha, ex-presidente e ministra do Supremo Tribunal Militar; e Marien Aguilera Morales, catedrática da UCM.

 

Celso Campilongo tratou do tema “Graça, Constituição e democracia”, ao passo que Ana Elisa abordou “Independência judicial e política de controle da corrupção no Brasil”. Fernando Menezes, por sua vez, destacou a atuação do controle jurisdicional no contexto da pandemia de covid-19. E Facury Scaff desenvolveu a temática “Autonomia financeira do Poder Judiciário”.

Na abertura do Congresso, o reitor da FD de Madrid, Ricardo Alonso, lembrou que a UIU nasceu da soma de sinergias entre universidades espanholas, argentinas, mexicanas e brasileiras, com a ideia de ter voz própria para intervir nos fóruns e se projetar na sociedade. Agora, em 2022, o tema principal foi a independência judicial e o Estado de Direito.

Entre outros eixos em questão, foram discutidos imposto mínimo em grupos multinacionais e compatibilidade com a legislação e acordos da União Europeia para evitar a dupla tributação, por exemplo.

 

  

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000