Evento com todos os concorrentes ocorre nesta terça-feira, 14 de outubro, a partir das 14h
A Sala da Congregação da Faculdade de Direito da USP abriga nesta terça-feira (14/10), às 14h, um debate com os candidatos para a próxima gestão da Reitoria da Universidade de São Paulo. O pleito para a reitoria ocorre em 27 de novembro, em turno único, e definirá uma lista tríplice a ser enviada ao governador do Estado.
Acontece, das 9h às 18h, por meio de sistema eletrônico de votação e totalização de votos. A Assembleia Universitária será constituída pelo Conselho Universitário, pelos Conselhos Centrais, pelas Congregações das Unidades e pelos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados. O resultado será divulgado no mesmo dia, a partir das 20h.
A chapa escolhida assume o comando em janeiro de 2026 e deve ficar no cargo até o fim de 2030. A assembleia que formará a lista será composta por quase 2.000 pessoas, com maioria de docentes titulares, mas também representantes de funcionários e estudantes.
Pela primeira vez, as chapas inscritas contam com mulheres. Nenhum dos candidatos, porém, vem de fora da atual administração de Carlos Gilberto Carlotti Jr..
As chapas são “USP pelas Pessoas”, com Aluisio Segurado, pró-reitor de graduação, e Liedi Bernucci, primeira mulher a dirigir a Escola Politécnica; “A Nossa USP”, com Ana Lanna, pró-reitora de inclusão e pertencimento, e Pedro Vitoriano de Oliveira, diretor do Instituto de Química; e “USP Novo Tempo”, com Marcílio Alves, diretor-executivo da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, e Silvia Casa Nova, diretora financeira da mesma entidade.
A “USP pelas Pessoas” aposta em políticas de permanência, assistência e saúde mental. Defende modernização curricular, criação de um programa de mentoria para novos docentes e estímulo à pesquisa e inovação.
A “Nossa USP” propõe retomar a ampla reforma do conjunto residencial da universidade, o Crusp, paralisada após a obra em apenas um dos blocos. Defende parcerias privadas para ampliar vagas de moradia.
E “USP Novo Tempo” prioriza gestão descentralizada e sustentabilidade financeira. Inclui expansão de cursos pagos em parceria com fundações de apoio, incentivo à inovação. E a flexibilização curricular.
A Sala da Congregação fica no 1º andar do Prédio Histórico. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.
#fdusp #direitousp #usp #reitoria #inovacao #eleicao