Com o objetivo de promover ações voltadas para a igualdade racial e contra toda forma de racismo, a diretoria da Faculdade de Direito da USP recebeu (15/04) representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo.
O encontro reuniu os diretores da FDUSP, Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara; a coordenadora da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, e Adriana Vasconcellos; Fernanda de Souza Francisco, assessora da CPIR. Também participaram Paulo Pan, da Beyond Africa Group; e Pedro Puntel, do Centro Acadêmico XI de Agosto da FDUSP.
Conforme assinalou Campilongo, o encontro é uma iniciativa para fechar parcerias conjuntas. Nessa direção serão formuladas agendas de cursos, palestras e outros eventos.
A Secretaria, por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, é responsável pela condução das políticas de promoção da igualdade racial, entre elas a política de cotas raciais no município.
Entre algumas iniciativas tem os programas e projetos “Selo de Igualdade Racial”, “São Paulo Afro-empreendedor”; “Monitoramento das Leis 10.639/03 e 11.645/08”; “Política de Cotas Raciais no Funcionalismo Público”; “Dia Nacional da Mulher Negra - Teresa de Benguela”; “Dia da Consciência Negra”; “Prêmio Nelson Mandela”; “Prêmio Luiza Mahin”, entre outros.
Tem ainda os Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial com atendimento realizado por uma equipe multiprofissional (advogados/as, psicólogos/as e assistentes sociais), para oferecer acompanhamento gratuito para pessoas vítimas de discriminação étnico-racial.
Por sua vez, o Beyond Africa Group é a união de empresas que, com diversas especialidades, busca unir a experiência adquirida ao longo de 15 anos de projetos de desenvolvimento social e econômico no Continente Africano.
#fdusp #direitousp #inclusao #consciencia #igualdaderacial