Educação

"Quero agradecer a vocês pela existência da USP", diz presidente da República, em cerimônia dos 90 anos da instituição

Entrega de medalhas e apresentação da OSUSP marcam abertura das atividades de comemorações

Edição: Kaco Bovi

Uma noite para marcar a história da Universidade de São Paulo. A Sala São Paulo abriu suas portas para abrigar as comemorações de 90 anos da instituição. Diante de autoridades, professores, juristas e centenas de convidados o Reitor, Carlos Gilberto Carlotti Jr., pontou os momentos mais marcantes, desde o caminho para sua origem, passando por sua fundação, até chegar aos desafios atuais.

Foram homenageados com a medalha Armando de Salles Oliveira, sua maior honraria, 28 instituições e pessoas. Dentre as quais, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o professor Celso Lafer, e ministros.

A leitura do termo de outorga foi feito por Marina Gallottini, secretária-geral da USP, observada pelos presentes, dentre as quais a vice-Reitor, Maria Arminda Arruda. Compareceram  pela FDUSP os diretores Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara; e vários professores, como Fernando Facury Scaff, Ignácio Poveda, Heleno Torres, Patrícia Iglecias, Gustavo Monaco.

“Eu quero agradecer vocês pela existência da USP”, disse o presidente Lula. “Agradecer a USP pela quantidade de ministro que vocês me forneceram ao longo da minha presidência", disse, observado por seu vice-presidente Geraldo Alckmin, referindo-se ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho, e outros. O presidente acrescentou que o que mais queria mostrar para a sociedade brasileira é todos podem ter divergência política, ideológica; ter nascido em lugares diferentes, mas é preciso construir e fortalecer a democracia. “A democracia é um exercício de concessão que temos de fazer uns aos outros a vida inteira. Ela não está pronta em lugar nenhum. Ela tem de ser construída a cada minuto, a cada hora, a cada gesto”, asseverou, para lembrar que a data de aniversário da USP remonta ao primeiro grande discurso pelas Diretas.

Coube a Carlotti contar um pouco da criação da USP e ressaltar sua importância para os destinos da República e da Democracia. “A USP foi uma reposta superior ao vácuo deixado pela crise política, instituindo o modelo de universidade pública, gratuita, socialmente democrática e aberta ao talento”, disse. Acrescentou que foi pensada como uma instituição moderna, alicerçada na relação indivisível entre ensino, pesquisa e extensão.

“A essência do que foi pensado naquela época sobreviveu e cresceu nas décadas seguintes, até se converter no que celebramos nessa data”.”

“O Estado de São Paulo teve uma liderança esclarecida que se preocupou com a educação e isso fez com que a USP se tornasse esse centro de excelência. Por isso eu quero agradecer, em nome do governador, a todos os professores, funcionários e alunos da USP que mantêm sempre viva essa busca incessante da qualidade”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Vahan Agopyan, que representou o governador Tarcísio de Freitas.

Por fim, a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP encantou a todos.

Assista cerimônia completa. Compartilhe, reverbere: https://shre.ink/r5O6

#fdusp #usp #usp90 #governofederal #governodoestado