Educação

Sentimento de pertencimento é ressaltado na Semana de Recepção aos Calouros da Pós-Graduação

Foram dois anos distantes da Faculdade, esperando uma oportunidade de assistir às aulas presenciais. Pensando nisso, a Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP deu início nesta quarta-feira (23/03), à Semana de Recepção aos Calouros da Pós, evento composto por várias atividades no sistema híbrido, até a próxima sexta-feira.

Compuseram a mesa de abertura os professores Celso Campilongo, diretor; Ana Elisa Bechara, vice-diretora; Gustavo Monaco e Juliana Krueger Pela, respectivamente, presidente e vice-presidente da CPGD.

As primeiras palavras do pró-Reitor Adjunto, professor Niels Olsen Saraiva, pontuaram ser um marco da FDSUP realizar esse encontro. “A Pró-Reitoria está apta e aberta a recolher todas e todos nesse retorno”, acentuou, por meio de videoconferência. Aproveitou para acenar para a importância de todos aproveitarem esse novo momento e chamou a todos para usufruírem os benefícios que a Universidade oferece, com uma formação multidisciplinar. “A USP e a FDUSP são as únicas no país a permitir tudo isso. A gente é a maior universidade nas áreas de pós no Brasil”, acrescentou, lembrando que são, aproximadamente, 26 mil alunos na universidade, o que lhe confere a responsabilidade de manter a formação e geração de conhecimento à sociedade

O diretor da FDUSP, professor Celso Campilongo, assinalou a iniciativa oportuna, especialmente por criar ambiente acolhedor para a recepção os alunos, numa corrente de construção de redes entres investigadores.

Campilongo adicionou que todo esse trabalho começou a ser construído na gestão anterior, cujo diretor era o professor Floriano de Azevedo Marques Neto. Dentre as iniciativas voltadas para a formação na pós-graduação e na graduação apontou o reequipamento dos ambientes de estudos, como a Biblioteca. Por fim, acrescentou: “Recebam essa acolhida da FDUSP. Assim, podemos criar, juntos, melhores condições para a ousadia e a inovação”.

Bechara, que era a vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação na gestão anterior, destacou o significado dessa semana, que vinha sendo desenhada desde o início da pandemia. “A ideia da organização é a de poder receber vocês com uma semana voltada, exclusivamente, para que possam se integrar à Faculdade. E ter esse sentimento de pertencimento, característico dos Franciscanos”, disse.

Juliana Pela, por sua fala, ressaltou a importância de estarem todos animados de voltar às aulas. “É importante ouvi-los, e poder contribuir com vocês nessa trajetória que se inicia”, disse.

Além de destaca a relevância da Semana, Gustavo Monaco aproveitou para explicar um pouco de como se dará o funcionamento dos encontros, de forma híbrida. Eles terão palestras simultâneas, às 18h30, com transmissão pelo canal do YouTube. Falou das disciplinas e da reinauguração dos cursos.

Na sequência, se concentraram para ouvir a Aula Magna do professor Tercio Sampaio de Ferraz Júnior.

Confira transmissão e programação: https://bit.ly/3NfZBWV