A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Especiais
Especiais

Racismo é crime. Denuncie!

A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e o Centro Acadêmico XI de Agosto divulgam nota conjunta em resposta às aparições de símbolos nazistas na FDUSP e em toda a USP. “A Direção da Faculdade e o Centro Acadêmico XI de Agosto vêm a público se posicionar contrariamente a essas ocorrências. Repudiamos qualquer forma de preconceito, autoritarismo e exclusão, dentro e fora de nosso espaço”, diz o texto.

A mensagem ressalta ainda que é inadmissível que a Universidade seja usada para propagar valores contrários àqueles defendidos pelo Território Livre do Largo de São Francisco. “Em 195 anos de história, a Faculdade de Direito nunca foi tão diversa. É por esse motivo que comemoramos, em 2022, os cinco anos de aprovação de Lei de Cotas na USP”, acrescenta.

 

Confira nota completa

 

Veja formas de denunciar

Os casos de racismo e de injúria racial podem e devem ser denunciados em delegacias, pela internet e por telefone. O governo federal tem o Disque Direitos Humanos “Disque 100”. Por meio desse canal é possível apresentar denúncias de racismo e discriminação.

Na cidade de São Paulo as queixas também podem ser feitas pela Central 156, na qual é preciso falar com um atendente para relatar o ocorrido e, assim, ter as informações registradas e encaminhadas às instituições competentes.

De acordo com a Lei Federal Antirracismo (Lei 7.716, de 1989), é crime “veicular símbolos” do nazismo “para fins de divulgação”. Em caso de condenação, a pena é de multa e prisão de dois a cinco anos. O mesmo artigo enquadra como criminosas as pessoas que produzem, vendem ou distribuem material que contenha símbolos nazistas e também as que utilizam publicações e meios de comunicação para disseminar as ideias do nazismo. Diversos países têm leis semelhantes.

Há diferença entre racismo e injúria racial. O crime de racismo atinge um grupo de pessoas – por exemplo, todas as pessoas de uma determinada raça. Já a injúria racial ocorre quando a honra de uma pessoa específica é ofendida por conta de raça, cor, etnia, religião ou origem.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000