A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Estado de Direito
Estado de Direito

Professores da FDUSP são designados para Comitê Gestor do Centro Observatório das Instituições Brasileiras na USP

A Reitoria da Universidade de São Paulo instaurou portarias designando a formação do Comitê Gestor do Centro Observatório das Instituições Brasileiras (COI). Os integrantes terão mandato de dois anos. Os professores Fernando Facury Scaff, Faculdade de Direito da USP; e Rubens Beçak, Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, foram designados, respectivamente, coordenador e vice-coordenador.

São membros do COI os professores Fernando Dias Menezes de Almeida (FDUSP); Maria Hermínia Brandão Tavares de Almeida (FFLCH); José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres (FMUSP); Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari (IRI); Heleno Taveira Torres (FDUSP); e Marcelo José Magalhães Bonizzi (FDUSP).

A presidência do Conselho Curador é o professor Ricardo Lewandowski (SanFran); e a vice-presidência de Maria Arminda do Nascimento Arruda.

O Observatório tem por missão analisar as instituições nacionais e discutir os problemas que afetam o Brasil. “O Observatório das Instituições é uma iniciativa da USP, liderada pelos professores Ricardo Lewandowski e Maria Arminda, que adotará uma postura ativa na análise das instituições nacionais, em cotejo com as estrangeiras, sempre objetivando o aperfeiçoamento da dinâmica democrática e republicana no Brasil”, diz Facury Scaff.

Conforme explica, a atuação será por meio do diálogo institucional com diversos atores públicos e sociais, buscando alternativas para os problemas que serão identificados. “A USP é um celeiro de cérebros qualificados que, por meio desse diálogo, muito contribuirá para desenvolvimento do País”, acrescenta.

O centro de pesquisa congregará especialistas nacionais e internacionais com o objetivo de analisar o desempenho das instituições brasileiras, nas suas diversas modalidades, da família ao Estado brasileiro, e propor debates sobre sua organização e funcionamento.

Na época do lançamento, Lewandowski ressaltou que o Observatório deve ter uma visão prospectiva, não apenas retrospectiva. “O papel da Universidade é construir o futuro, pensar em políticas públicas, sobretudo para superarmos essa acintosa desigualdade entre os brasileiros. A USP, considerando seu extraordinário patrimônio humano, tem o dever de colaborar para construirmos uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais igual e mais solidária”, disse.

 

AGU

Lewandowski também assumirá nesta quarta-feira (27/09) o conselho do Observatório da Democracia, que será lançado pela Advocacia-Geral da União. A ideia da iniciativa da AGU também é elaborar diagnósticos para contribuir com medidas de fortalecimento das instituições democráticas. Nessa direção atuará na integração entre os Poderes da República, o equilíbrio institucional e experiências internacionais, produzindo relatórios, debates e publicações acadêmicas. O centro será vinculado à Escola Superior da Advocacia-Geral da União e não exercerá qualquer tipo de atividade judicial.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000