Estado de Direito

Criação dos Cursos jurídicos deu sustentação à independência do Brasil

A Independência do Brasil, que completa 200 anos neste 7 de setembro, tem como marco a criação dos cursos jurídicos no País, em 1827. A abertura das Faculdades de Direito no Largo de São Francisco, em São Paulo, e de Olinda (PE) foi fundamental para dar garantia jurídica e intelectual ao Brasil. A partir de então, começaram a formar juristas que seriam responsáveis por criar leis e por operar a máquina estatal nos anos seguintes.

Essas academias formaram juristas, diplomatas, parlamentares, estadistas, magistrados e advogados da nação, desenvolvendo profissionais com papel preponderante na política nacional.

A formação acadêmica, a partir daquela data, não dependia mais de Portugal, para onde os estudantes iam buscar formação jurídica.

A proposta de criação do curso jurídico no País foi feita pelo deputado José Feliciano Fernandes Pinheiro, o Visconde de São Leopoldo, cuja memória é registrada em sala no primeiro andar da FDUSP.

"Ao tempo deste meu ministério pertence o ato que reputo o mais glorioso de minha carreira política, e que me penetrou do mais íntimo júbilo que pode sentir o homem público no desempenho de suas funções. Refiro-me à instalação dos dois cursos jurídicos de São Paulo e Olinda, consagração definitiva da ideia que eu aventara na Assembleia Constituinte”, escreveu.

Passados 200 anos da Independência e 195 anos da criação dos Cursos Jurídicos no País, hoje com várias faculdades de Direito instaladas no País, a Faculdade do Largo de São Francisco permanece vigilante e atenta ao andamento politico-jurídico nacional.

Principalmente em momento que a democracia enfrenta ameaças. Por conta disso, o diretor da FDUSP, professor Celso Fernandes Campilongo, afirma que estará atento às manifestações deste  7 de Setembro e que, se houver excessos, é possível que se manifeste de alguma maneira. Mesmo avaliação feita pelo grupo que escreveu a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros – Estado Democrático de Direito Sempre”, lida no Pátio das Arcadas em 11 de agosto ultimo, defendendo o processo democrático e eleitoral.

A FDUSP também fará, ao longo do mês, eventos em alusão à data, com palestras, previstas para a próxima segunda-feira; e inauguração de uma exposição no Saguão do primeiro andar, composta por painéis, que será instalada no dia 28.