Ser Franciscano

Inclusão, formação, infraestrutura e diversos auxílios estão no foco do Sempre SanFran fundo endowment lançado na FDUSP

Um fundo criado com o olhar voltado para as melhorias de infraestrutura necessárias e investimento em projetos que tenham como objetivo financiar a formação de alunos, bem como o aumento da inclusão social, programas de bolsa, auxílio moradia, contribuições para pesquisas acadêmicas e muitas outras iniciativas. Esses são os principais objetivos do Sempre SanFran, lançado nesta quinta-feira (17/02), na Faculdade de Direito da USP.

Capitaneada pelo diretor da FDUSP, professor Floriano de Azevedo Marques Neto, a iniciativa está na modalidade endowment, que busca manter a sustentabilidade financeira no longo prazo de organizações de interesse público em setores variados, como ensino, saúde e direitos humanos.

Barbara Rosenberg, uma das conselheiras do fundo, ressaltou na apresentação o resultado positivo do projeto, uma vez que já havia 80 cotas adquiridas – das cem iniciais, reservadas aos fundadores. “O Sempre SanFran nasce com 80 doadores-fundadores o que representa um compromisso de doação da ordem de quase R$ 15 milhões”, diz.

Ao ressaltar a finalidade de financiar projetos de melhorias para a Faculdade de Direito, Rosenberg acrescentou que o conjunto dos ativos vai ser aplicado para produzir rendimento. Rendimentos a serem aplicados para causas de interesse das Arcadas e para a comunidade como um todo. “Melhora da qualidade de ensino, projeto de pesquisa, bem como promover a equidade, acessibilidade e melhorias na infraestrutura”, ratificou.

Marques Neto acrescentou que a criação de um fundo endowment já estava no projeto dele e de Celso Campilongo, vice-diretor, desde o início do mandato deles. Mas que, primeiro, era preciso demonstrar aos antigos alunos a importância do projeto. Foi sendo amadurecido ao longo do tempo.

O diretor aproveitou para contar um pouco sobre a simbologia dessa iniciativa. Tomou como exemplo os tijolos restaurados na Sala dos Estudantes, cuja reforma foi patrocinada por antigos alunos. “Se pegarmos um desses tijolos, em toda a faculdade, vamos ver que neles está esculpido a marca da Bucha”, disse. Conforme explicou, no século XVIII e XIX era uma associação que reunia antigos alunos para apoiar os estudantes que vinham de fora de São Paulo para estudar na SanFran, e eram amparados por essa instituição.

Para além, destacou tratar-se de um fundo que monetiza o passado, projetando o futuro da faculdade. “É isso que esse fundo permitirá: uma certa de sustentabilidade de longo prazo para uma série de programas.”

Na mesma direção, Celso Campilongo, que terá o desafio, de conduzir a FDUSP nos próximos quatro anos, a partir do dia 21, ocasião que será empossado diretor ao lado da vice-diretora, eleita, Ana Elisa Bechara, assinalou que o Sempre SanFran significa passado, presente e, especialmente, o futuro. “O passado é nossa Alma Mater. Quase todos, aqui presentes, são Franciscanos. Esse é o único terreno em um país com a dimensão territorial do nosso, onde se discute, se ensina e se estuda direito há 200 anos. Isso cria a nossa identidade”, disse.

Adicionou que os vários doadores formam o presente e apontam para os desafios do futuro dessa Escola que exigem modalidades de financiamento como o Sempre SanFran. “Agradeço a iniciativa do professor Floriano, que vai legar, para o futuro diretor, para a futura vice-diretora, um patrimônio de realizações extraordinário”, finalizou.

Entre os presentes, Ana Paula Martinez, ressaltou que iniciativas como essas ajudam a fazer com que a São Francisco continue a ser referência no ensino jurídico no país, diante dos desafios da inovação.

Por sua vez, o professor Roberto Quiroga (DEF-FDUSP) ressaltou que todos devem ser propulsores de novas capacitações. “Precisamos divulgar com mais força, com mais aderência o Sempre SanFran”.

Maurício Zanoide (Direito Processual) reforçou a importância do momento ser o primeiro dia de um bom futuro. Aproveitou para agradecer em nome dos alunos, pelos projetos de melhorias. “Essas melhorias não têm razão nenhuma de ser se não for dirigida aos alunos”.

Maria Cristina Parizzotto salientou o vínculo criado “de quem frequentou essa Casa e a ela retorna”. “Os nossos laços com a FDUSP se perpetuam no Sempre SanFran, a nos permitir agir em retribuição por tudo que recebemos aqui”, ressaltou.

O conselho de administração é formado por Maria Cristina Parizzotto, Ana Paula Martinez, Denis Fernando Mizne, Barbara Rosenberg, Otavio Yazbek, Carlos Portugal Gouvêa, Roberto Quiroga Mosquera, Heleno Taveira Torres e Paulo Todescan Lessa Mattos. E o fiscal conta com Antonio Celso Pugliese, Antônio Sérgio Pitombo e Francisco Satiro.

O lançamento do projeto ganhou grande repercussão na mídia. Confira algumas matérias.

Revista Exame | Correio Braziliense | Migalhas | R7 | Conjur

Confira a cerimônia de lançamento no Canal do YouTube da FDUSP

Veja mais detalhes no site https://sempresanfran.org.br/

Texto: Kaco Bovi | Fotos: César Viegas