A Faculdade de Direito da USP mostrou mais uma vez excelência no ensino. Em competição da VIII Olímpiada do Conhecimento Jurídico, da Academia Brasileira de Direito Civil, o Grupo de Cultura Jurídica, coordenado pelo professor Otavio Luiz Rodrigues Jr., e que tem Everton Pona, como coordenador-adjunto, sagrou-se campeão na prova de conhecimento de legislação e alcançou dois segundos lugares nas provas de redação e sustentação oral de projeto de lei e na prova escrita.
Dessa forma, o time denominado San Tiago Dantas garantiu três medalhas. Foi formado pelos alunos Caio Xavier dos Santos, Dimitrius Gomes Guedes de Moura, Gabriel Sá de Miranda Torres de Oliveira, Júlio Cézar Manso Brandão (Líder), Lamia Rays, Lívia Barbutti Felippe Toledo, Maria Paula Freire Oliveira, Maria Thereza Chehab de Carvalho Melo, Marina Nader de Arruda Sampaio, Pedro Henrique Martin Menegat, Raul Henrique de Freitas e Rebeca Guerreiro Antunes Braga.
No geral, os competidores ficaram em terceiro lugar por equipes, o segundo melhor resultado da instituição na história de sua participação.
No âmbito nacional, a edição teve as modalidades: sustentação oral para corpo de jurados, em que os alunos devem convencer um corpo de jurados acerca de determinado posicionamento jurídico; redação e sustentação oral de projeto de lei, prova na qual a equipe deve elaborar uma proposta legislativa (projeto de lei) sobre um tema proposto pela ABDC, acompanhado da respectiva exposição de motivos/justificativa e realizar a defesa oral perante uma comissão de julgamento. Também entrou, prova escrita, consistente na elaboração de uma peça jurídica acerca de um caso prático envolvendo uma questão de direito privado e, finalmente; e conhecimento de legislação, que afere a velocidade de localização de dispositivos legais e o conhecimento acerca do conteúdo das normas relativas à legislação privada brasileira.
Confira a final da sustentação oral