A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Educação
Educação

Diálogo entre instituições sobre a formação para os desafios jurídicos do Brasil

“Se os alunos de pós-graduação não podem ser uma ilha, os docentes menos ainda”, assim definiu Ana Elisa Bechara, vice-diretora da Faculdade de Direito da USP, na segunda mesa de debates da Semana Pedagógica, no âmbito da Pós-Graduação, em eventos que acontecem até quinta-feira, no Auditório Ruy Barbosa.

A rodada de debate contou com os professores José Garcez Ghirardi (FGV), e Nuno Morgadinho Coelho, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto. A mediação foi feita por Heitor Sica (DPC-FDUSP).

Em discussão, “Diálogo entre instituições sobre a formação para os desafios jurídicos do Brasil”. Nessa linha, os participantes ampliaram a necessidade da interdisciplinaridade nos bancos da Faculdade, promovendo o diálogo com os alunos, com proposta conjuntas.

Ana Elisa acrescentou que houve mudança significativa no perfil do alunado, especialmente com a ampliação das cotas, que levam para a Faculdade demandas que não existiam há alguns. “Essa mudança enriquece a discussão em sala de aula”, disse. “Quando surge um incômodo dos alunos, isso mexe com os professores, promovendo sinergia com a sociedade, começando dentro da sala de aula”, acrescentou.

Garcez, por sua vez, acrescentou que o Direito é propulsor de mudanças sociais. “Não estamos reagindo ao mundo que muda, estamos fazendo o mundo mudar”, afirmou. Com relação às rápidas mudanças no entendimento do sistema de Justiça, asseverou que: “Não tenho nada contra o tradicional. O problema é que o método não tem sido eficiente”.

Coelho ratificou a importância de diálogo entre as instituições. “Há níveis de interdisciplinaridade e esse diálogo, aos poucos, vão se formando em diversas áreas, em diferentes atividades”, disse. A discussão do ensino do Direito passa ao largo. A gente não tem congressos que discutem o ensino do Direito. Você vai num grande congresso e se discute dogmas, doutrinas. O ensino do Direito não é discutido por quem ensina Direito”, adiciona.

Heitor Sica destacou alguns aspectos em comum entre os expositores. Citou como primeiro a preocupação do Curso de Direito com o social, com a realidade e o papel que o aluno – nos diferentes níveis de formação – tem em termos de contribuição para a sociedade. Em segundo, da criação de sinergias entre todos. Em terceiro, os métodos de ensino que se constroem a partir de realidades diferentes entre quem foi formado há alguns anos e os atuais. Ressaltou a experiência vivida, quando em processo de forma, no Departamento Jurídico, e lançou a pergunta: “Como a universidade pode promover meios para que os mecanismos que foram discutidos sejam criados?”.

 

Confira programação da Semana Pedagógica | Confira o evento completo no canal do YouTube da FDUSP

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000