Especiais

Franciscanos recebem mais uma sala restaurada, com toda infraestrutura e preservação do patrimônio histórico

O Programa Adote uma Sala da Faculdade de Direito da USP recebeu mais uma Sala restaurada (o trabalho feito no Prédio Histórico é de restauração por ser tombado), para que alunos e professores possam utilizar. Nesta segunda-feira (21/03), foi entregue a Sala Barão de Ramalho, totalmente readequada aos novos tempos, com ampla tecnologia, sem deixar de preservar o Patrimônio Histórico de São Paulo, que é a SanFran.

Essa renovação, conforme destacam o diretor da FDUSP, professor Celso Campilongo, e a vice-diretora, professora Ana Elisa Bechara, é feita sem perder a identidade da Faculdade do Largo de São Francisco. Dentre outras modernizações, estão restauro de piso, lambris, pintura, atualização da iluminação, troca de forro, ar-condicionado e elétrica, áudio e vídeo, com instalação de projetores.

Da preservação, um dos destaques no cuidado empregado pelos arquitetos, engenheiros e demais envolvidos no projeto, está a Estratigrafia. Nesse processo são retiradas todas as camadas até chegar no substrato. Ou seja, da camada mais recente até chegar na cor original. Dessa forma, é possível identificar quais as alterações históricas a sala passou. Outra técnica aplicada é a prospecção exploratória, cuja função é identificar se há pinturas decorativas.

Passos de renovação

Este espaço soma-se a tantos outros já reformados que estão sendo utilizados, como as salas “Dos Estudantes”, “Ada Pellegrini Grinover”, “Conselheiro Ribas” e “Alcântara Machado”. Todas, inclusive, com mesas e cadeiras restauradas.

Outras Salas serão entregues, em breve, pois já estão sendo finalizadas. Para além de preservar o Prédio Histórico, elas permitem proporcionar mais conforto a seus usuários.

Como o Prédio da Faculdade de Direito da USP é tombado, requer um pouco mais de cuidado com a realização dessas obras, pois envolve processo de restauração. Ou seja, depende de liberação de órgãos públicos, como o Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico. Isso fez com que parte desse trabalho acabasse invadindo o período de início de aulas.

“É preciso um pouco de paciência de todos – alunas, alunos, docentes, servidores, servidoras –, com relação ao possível barulho que possa ocorrer neste momento. Estamos quase terminando. Assim, vocês poderão utilizar esse espaço que pertence a todos”, ponderou.

O diretor acentua ainda que todo o esse processo de restauração, além de trazer mais conforto e melhoras estruturais ao Prédio Histórico, patrimônio de todos, contribui com uma cidade mais bonita. Tanto que, recentemente, a SanFran foi contemplada com prêmio de “Boas práticas de preservação do Patrimônio Cultural”, concebido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP). O "Plano Diretor de Preservação da Faculdade de Direito no Largo São Francisco da Universidade de São Paulo" foi agraciado na Categoria 1, Projeto A1.