No mês de comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, a Faculdade de Direito da USP promove mais um evento em referência à data. Será inaugurada na próxima quarta-feira (28/09), às 11h, na Sala Visconde de São Leopoldo, a exposição “A Faculdade de Direito na Independência do Brasil”, composta por imagens e e outros detalhes, marcos da história nacional.
De acordo com os organizadores, o processo histórico que levou à Independência do Brasil e à sua consolidação diz respeito ao período que vai do final do século XVIII, com culminância no ano de 1822 no qual uma sucessão de acontecimentos leva, efetivamente, à emancipação oficial do País.
Após ter sido fundado o Império, era preciso estruturá-lo e sustentá-lo. Para isso, em 11 de agosto de 1827 foram fundados os Cursos Jurídicos no Brasil, para formar elites dirigentes para a administração da Nação. Ocasião que foram instaladas a Faculdade do Largo de São Francisco e a de Olinda.
“Se o 7 de Setembro representou a emancipação política do Brasil, o 11 de agosto representou uma sinalização em direção à sua emancipação intelectual”, acentuam os organizadores.
A iniciativa é da Comissão do Museu, presidida pela professora Sênior e antiga diretora da FDUSP, Ivete Senise Ferreira. É vice-presidente o professor Ignácio Poveda. Entre os membros estão os docentes Heloisa Barbuy, Maria Cristina Carmignani e Samuel Barbosa, os servidores Maria Lúcia Beffa, diretora da Biblioteca; Maria Luiza Isern e Richard Schippa; e José Carlos Madia, pela Associação dos Antigos Alunos.
Na foto, Vitral que registra a Independência do Brasil, na SanFran.
Primeiro andar do Prédio Histórico. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP. 11h00.