A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Diretoria
Diretoria

"José Eduardo Faria é uma referência, um modelo para muitos que estão aqui"

Professor da FDUSP é homenageado com lançamento do livro “Ensino, conjuntura e teoria – Ensaios em homenagem a José Eduardo Faria”

 

Edição: Kaco Bovi

 

Alunos, admiradores, amigos, professores. Um filme passou na cabeça de todos os presentes durante homenagem ao professor José Eduardo Faria, Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da USP, em dois momentos. O primeiro, na Sala da Congregação, o suave conhecer de seus passos, desde o ingresso no Largo de São Francisco, passando por premiações, conquistas até sua aposentadoria compulsória. Seus alunos continuam a receber conhecimento nas aulas de Pós-Graduação. O segundo, na Sala Visconde de São Leopoldo, o lançamento do livro “Ensino, conjuntura e teoria – Ensaios em homenagem a José Eduardo Faria”.

O evento foi organizado pelos professores Celso Campilongo (diretor) e Ronaldo Porto Macedo Jr., ambos do DFD-FDUSP. Ao abrir as falas, Campilongo lembrou que a maioria dos presentes (inclusive ele) foram alunos do professor Faria, nos idos de 1979, 1978, adiante. “O Faria é uma referência, um modelo para muitos que estão aqui. Muitos foram alunos de Graduação em Pós, foram orientandos no Mestrado, no Doutorado. Fizeram com ele (precursor) o Programa de Educação Tutorial, da CAPES”, lembrou. Entre alunos presentes que estudaram com Faria, citou a docente Ana Maria Nusdeo, recém-aprovada no exame de professora titular de Direito Ambiental da FDUSP.

Por sua vez, Faria fez todo um apanhado da trajetória. Assinalou que o início de sua carreira foi exatamente em um período difícil, “em que nós tínhamos a ditadura militar. Adiante relatou alguns detalhes de quando foi convidado pelo Ministro de Educação para formular uma estratégia de renovação do ensino jurídico no País. E afirmou que uma das missões era modificar a Graduação no Brasil, para acelerar a produção de bons técnicos, de boas pessoas com uma formação universitária, incluindo as mais diversas áreas de conhecimento.

Para o docente, em tempos de aumento do ritmo do processo de deterioração, de condições climáticas ruins e sombrio, com o retorno de Donald Trump à Casa Branca, há temas que merecem atenção. “O primeiro é a crescente erosão de nossa política. O segundo uma crescente dificuldade de identificar quais são as perguntas mais importantes que devemos fazer neste momento. Em terceiro, o desafio é de lidar com a desorientação na oferta de respostas consistentes”, disse.

Faria relatou fatos do paradoxo que o mundo enfrenta, das dificuldades, das dificuldades de sistema político atuar com base em seus principais componentes, como as relações de força, de autoridade, de mandato e de obediência. “Nos dias atuais, de que modo devemos enfrentar o desafio e se adaptar ao mundo em que a novidade de hoje se torna descartável amanhã?”, questionou.

Sobre a disseminação de notícias falsas no processo eleitoral, asseverou: “Quanto mais avançar os sistemas digitais e os sistemas de comunicação online em tempo real, mais a política tradicional, por meio do voto direto e das campanhas eleitorais, se desqualifica como se vê hoje aqui, nos outros países e, mesmo, nos Estados Unidos, com a ascensão de uma extrema direita radical”.

Coube ao professor Macedo Jr. encerrar a primeira etapa. “Acho que em nome de todos que aqui estão, há um enorme agradecimento ao Faria. Você (Faria) já fez um painel mais rico do que qualquer um de nós. Seria capaz de fazer exposição sobre inúmeras áreas de atuação, da sua importância, da sua trajetória marcante. Acredito que ninguém da sua geração marcou tanto essa Faculdade, ninguém de sua geração marcou tanto ensino jurídico, tão profundamente, e tantas gerações”, afirmou.

Entre os presentes que seguiram para o lançamento do livro, (o mentor de Faria) o jornalista Rolf Kunts, Estadão, e a advogado da Folha de S.Paulo Tais Gasparian. Entre os vários professores que marcaram presença, a vice-diretora da SanFran, Ana Elisa Bechara; as(os) docentes Ana Maria Nusdeo, Carlos Salles, Maria Tereza Sadek, Samuel Rodrigues, Orlando Villas Bôas Filho, Lucas Amato, Rafael Pucci, Rafael Mafei, Daniel Murata, Diogo Coutinho, representantes do Centro Acadêmico XI de Agosto e diversos outros estudantes e professores da FDUSP e de outras academias.

 

A transmissão pode conferida pelo Instagram: @faculdade_de_direito_da_usp

 

#fdusp #filosofiadodireito #direito

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000