A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Estado de Direito
Estado de Direito

Departamentos de Direito do Estado Filosofia e Teoria Geral do Direito apoiam manifestação de Marques Neto

Os Departamentos de Direito do Estado (DES) e Filosofia e Teoria Geral do Direito (DFD) da Faculdade de Direito da USP emitiram nota (08/02) em apoio à manifestação do professor e ex-diretor da FDUSP Floriano de Azevedo Marques Neto.

O docente escreveu artigo sobre o retorno da professora Janaina Paschoal às salas de aula, após o término de mandato dela como Deputada Estadual.

No texto, Marques Neto ressalta a importância de a principal e mais antiga Faculdade de Direito do País, perto de completar 200 anos de sua criação, manter sua história de pluralidade, que marca o Largo de São Francisco.

 

O DES assinala “o veemente e integral apoio ao texto intitulado ‘Arcadas são grandes, porque nela cabem todos seus professores’”. “É essencial expressarmos coletivamente o respeito aos valores fundantes e permanentes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em especial o respeito ao pluralismo, à diversidade, à liberdade de cátedra e de opinião”, diz a nota.

Por sua vez, o DFD ressalta que: “É absolutamente imperioso manifestarmos em caráter, dada a importância de se lembrar nestes textos sombrios o respeito aos valores fundamentais e permanentes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco ao longo de seus quase dois séculos de existência, dentre os quais se destacam o respeito ao pluralismo, à diversidade, à Liberdade de Cátedra e de opinião”.

 

Íntegra da nota do DES

O Departamento de Direito do Estado manifesta o seu veemente e integral apoio ao texto publicado na “Revista Conjur” pelo Professor Floriano de Azevedo Marques Neto, intitulado “Arcadas são grandes, porque nela cabem todos seus professores”, a propósito da situação da Professora Janaina Paschoal.

É essencial expressarmos coletivamente o respeito aos valores fundantes e permanentes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em especial o respeito ao pluralismo, à diversidade, à liberdade de cátedra e de opinião.

 

Íntegra da nota do DFD

Os professores do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito (DFD) manifestam publicamente seu apoio ao artigo publicado no site Consultor Jurídico (Conjur) pelo professor e ex-diretor Floriano de Azevedo Marques Neto.

Intitulado “Arcadas são grandes, porque nela cabem todos seus professores”, o artigo trata da situação da professora associada Janaina Paschoal, do Departamento de Direito Penal.

É absolutamente imperioso manifestarmos em caráter, dada a importância de se lembrar nestes textos sombrios o respeito aos valores fundamentais e permanentes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco ao longo de seus quase dois séculos de existência, dentre os quais se destacam o respeito ao pluralismo, à diversidade, à Liberdade de Cátedra e de opinião.

 

Confira artigo: https://bit.ly/3x7fvMu

 

#fdusp #direitousp #arcadas #saofrancisco #usp

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000