Especiais

FDUSP dá mais um passo na direção da construção da nova Biblioteca

Envelopes de licitação para serão abertos em janeiro

A Faculdade de Direito da USP recebeu nesta quinta-feira (30) uma informação significativa para dar início às obras da nova Biblioteca. Foi publicado no Diário Oficial edital informando que no dia 01 de janeiro de 2024 será apresentada a abertura dos envelopes da concorrência. Para o diretor da FDUSP, professor Celso Campilongo, a publicação da chamada é um momento significativo para a instituição.

“A nova Biblioteca trará modernidade ao conjunto de obras, ampliando a excelência para nossas alunas e alunos”, disse. “É um passo importantíssimo, para podermos comemorar os 200 anos de nossa Biblioteca com muita festa”, acrescentou, lembrando que o bicentenário acontece em 2025.

“Este espaço soma-se à tradicional Biblioteca Histórica, que será mantida com seu acervo raro”, acrescentou.

Conforme disposto no edital, o “a apresentação e abertura dos envelopes C1 e C2: dia 10.01.2024, às 14h30. O texto completo será disponibilizado no site www.usp.br/licitacoes . A sessão será realizada também por meio digital, via Google Meet, pelo link: https://meet.google.com/qdj-vkio-drv ”.

O projeto do novo prédio, ao lado do edifício Dalmo de Abreu Dallari, na rua Riachuelo, tem inspiração moderna, como a da Universidade de Salamanca, Espanha, e a da Faculdade de Medicina da USP. O acervo terá mais de 300 mil volumes, entre livros, periódicos e outras publicações. As salas de estudos e de leitura e o auditório contarão com boa infraestrutura.

Os primeiros passos para a construção da nova Biblioteca tiveram início na gestão do diretor Floriano de Azevedo Marques Neto. Parte do valor do recurso para as obras foi destinado por meio de acordos de leniência.

À época da homologação dos acordos no Ministério Público de São Paulo, o diretor da FDUSP, ressaltou a importância da doação. “Por quase três anos se discutiu se um acordo com o MP poderia, adicionalmente à reparação ao erário e às sanções, prever uma doação para uma iniciativa de interesse público. Surpreendentemente houve grande resistência da Fazenda estadual a essa doação tão importante para a FDUSP. Três decisões, do juízo, do tribunal de justiça e agora do STJ, sempre unânimes, ratificaram a importância e a legalidade da doação para a nova Biblioteca do Largo de São Francisco”, afirmou, na ocasião.

#fdusp #direitousp #bilbioteca