Especiais

Equipe da FDUSP conquista Competição de Direito Concorrencial organizado pelo Cade

Os estudantes da Faculdade de Direito da USP obtiveram mais uma premiação em disputas nacionais. O Time A faturou a “III Competição de Direito Concorrencial (WiCade)” promovida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Das 19 equipes inscritas, 18 se enfrentaram nas rodadas orais. Na final, os integrantes da FDUSP enfrentaram a Universidade Federal de Minas Gerais. O Time B da SanFran também teve boas conquistas.

A competição consiste em um julgamento simulado de direito concorrencial, a terceira deste tipo no Brasil, visando difundir o estudo da área entre os estudantes universitários. As rodadas orais aconteceram de 26 a 28 de outubro, com a presença de estudantes, profissionais do antitruste e representantes do Cade e da rede WIA. Durante a disputa, os universitários trabalharam como advogados de partes envolvidas em um ato de concentração fictício.

A Direito USP também ganhou o prêmio de “melhor memorial das requerentes”. Foram competidores Júlia Reis, Vitória Brentegani, Matheus Zeferino, Lara Aboud, Gabriela Luiz, Gabriel Tavares, Gabriela Alegret e Alexandre Ramos. As treinadoras foram as antigas alunas Cynthia Bezerra e Camila Rocha.

Por sua vez, a Equipe B faturou 1º e 2º lugares na categoria melhor orador e 2º lugar na categoria melhor memorial das requerentes. Com Luiza Ardachnikoff, João Salomé, Joyce Melo, Rafaela Nakahara, Vitória de Faria, Leonardo Yokoo, Maria Eduarda Galvão, Vinícius Seiji. As treinadoras são Lilian Yumi e Mônica Andrade.

Os estudantes destacaram a importância de participar das competições. “É uma oportunidade tanto na questão de aprendizado do conteúdo quanto da oratória”, disseram, observando que ainda interagiram com profissionais da área podendo criar uma boa rede de contatos.

Ao proferir a decisão do tribunal, a procuradora-chefe do Cade, Juliana Domingues enfatizou o alto nível das equipes finalistas. “Cada vez mais nos surpreendemos. Vocês no impressionam. Os argumentos apresentados foram muitos bons, as equipes estão sempre muito preparadas”, disse.

Por fim, Cynthia Bezerra destacou o significado de a equipe ter sido consagrada campeã das rodadas orais e condecorada pelos melhores memoriais das requerentes. “É uma grande oportunidade de crescimento profissional. E tivemos ainda a equipe B da São Francisco condecorada pelo seu excelente trabalho, pelos melhores primeiro e segundo lugar de oradores, além de prêmio de 2º melhor memorial de requerentes”, assinalou.

Confira a disputa. Reverbere: https://encurtador.com.br/xACGP

#fdusp #direitousp #cade #direitoconcorrencial #concorrencia #memorial