Ser Franciscano

Programa Adote um Aluno busca ampliar número de doadores em 2022

Mesmo diante de mais um ano difícil por conta da pandemia de covid-19, o programa Adote um Aluno da Faculdade de Direito da USP obteve conquistas importantes em 2021, conseguindo manter o número de bolsas para estudantes cadastrados.

Por meio da contribuição de antigos alunos da FDUSP, a extensa comunidade Franciscana pôde ajudar a manter a permanência estudantil de quem enfrenta dificuldades para se manter na Faculdade, com foco primordial nos estudos.

Portanto, a cada período a SanFran intensifica o projeto. O objetivo é obter cada vez mais doações para quem precisa.

As quantias, que os contribuintes entendam ser compatíveis, custeiam bolsas de estudo importantíssimas para assegurar condições plenas de formação desses estudantes da Graduação. Nessa linha, a meta para 2022 é buscar mais doadores. Em 2021, o número de bolsas subiu de 44 para 80.

“A demanda pelas bolsas do ‘Adote um Aluno’ tem crescido anualmente, demonstrando sua importância para a permanência estudantil. Em 2022, nossa meta será chegar a 180 bolsas”, diz o professor Otávio Pinto e Silva, presidente da Comissão de Seleção do programa de apoio e formação de estudantes de baixa renda da Graduação da FDUSP.

De acordo com ele, o aumento no número de antigos alunos, que estão a contribuir, demonstra o sucesso do programa.

Das obrigações

Para manter a isonomia, o “Adote um Aluno” atende quem se inscreveu no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (Papfe), junto à Superintendência de Assistência Social (SAS-USP).

Para sua permanência, é preciso cumprir algumas regras, dentre as quais, está a de alcançar média mínima nas provas. Assim, não podem ter aproveitamento escolar insatisfatório (reprovações por notas ou frequência) e trancamento ou cancelamento de matrícula.

O fornecimento de informação ou declaração falsa aos órgãos da universidade também é motivo de exclusão.

Podem ser beneficiários do Programa alunos selecionados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na forma determinada pela USP, e que, comprovadamente, demandem auxílio financeiro para fins de permanência no curso de Direito.

“O processo é feito com os cuidados necessários para beneficiar exatamente o aluno carente”, pondera o professor Floriano de Azevedo Marques Neto, diretor da Faculdade do Largo de São Francisco.

Contrapartida

De acordo com as regras, a contrapartida exige do estudante assumir o compromisso de contribuir com o programa "Adote um Aluno" assim que obter condições financeiras para tanto.

Dessa forma, permite-se fomentar a manutenção e a continuidade do projeto por longo prazo.

O interessado pode escolher valores mensais (de contribuição sugerida), que se iniciam em R$ 100,00, passam por R$ 300,00, R$ 500,00 até R$ 1.000,00. Contudo, o próprio site comporta a escolha de outros valores. Não há período mínimo de doação, podendo ser cancelada a qualquer tempo.

A gestão de recursos é mantida com total lisura e submetida anualmente ao Conselho Fiscal, composto pelo Professor Emérito Celso Lafer e pelos Antigos Alunos Celso Cintra Mori e Carlos José Santos da Silva (Cajé). Há ainda a disponibilidade de conferência das movimentações para qualquer financiador que deseje fazê-lo.

Participe dessa ideia. Confira, discuta, dissemine