A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Estado de Direito
Estado de Direito

"Um dos méritos da Carta é não ser partidária", diz Celso Lafer, ex-Ministro das Relações Exteriores

A “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros – Estado Democrático de Direito Sempre”, que será lida no Pátio das Arcadas da Faculdade de Direito da USP, no dia 11 de agosto, tem como um de seus méritos o fato de não ser partidária e, ao mesmo tempo, apontar os rumos necessários para o país, conforme destaca Celso Lafer, Professor Emérito da SanFran.

Ministro das Relações Exteriores em duas ocasiões e premiado por sua atuação em prol dos Direitos Humanos e em defesa da Democracia, Lafer vê com preocupação o atual momento que vive o País.

Assinala que a Carta a ser lida representa um sentido histórico muito significativo, em conformidade com a memória das Arcadas: “das grandes lutas em prol da Democracia”.

“A Carta de 1977 teve papel na promoção da abrangente capitalização em prol da redemocratização do nosso País e da afirmação do “Estado de Direito Já”, assinala, avaliando seus desdobramentos que deram origem à Constituição de 1988, expressão firme do pacto da redemocratização e da sociedade brasileira.

De acordo com Lafer, o que está em jogo e levou à essa nova Carta são os riscos de erosão das regras do jogo democrático, consagrados na atual Constituição (na sua prática e na efetividade), com a experiência brasileira de eleições livres e democráticas, de alternância do poder, no âmbito pelo qual o País cresceu e amadureceu nesses últimos 34 anos.

“Nesse momento temos um clima inadequado, proveniente dos ataques infundados à lisura do processo eleitoral, às urnas eletrônicas e ao papel da Justiça Eleitoral”, diz.

O ex-Ministro ressalta o mérito da Carta não ser partidária. “É voltada à preocupação institucional. Por isso que ela teve uma dimensão abrangente no seu texto e abrangente nos apoios recebidos, que são plurais e diversificados, de todos os setores da sociedade civil. Por isso que ela ponta o rumo e o sentido de direção: ‘Estado Democrático de Direito Sempre’”, afirma.

Lafer acrescenta que a Faculdade do Largo de São Francisco e seus professores estão em permanentemente a vigiar as defesas da Liberdade. Um fio de continuidade para promover a igualdade e alargar a esfera de proteção de Direitos Humanos.

“(a Carta) É expressão de ação conjunta, voltada para a resistência e o combate à opressão presente e potencial, que vejo na violência simbólica nas palavras do presidente”, assinala.

 

Confira o vídeo completo

 

Assine a Carta. Já são mais de 750 mil adesões nessa corrente pela busca da retomada de rumo democrático. Faça parte dessa história

 

Texto: Kaco Bovi

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000