A preocupação com o meio ambiente pautou ação (16/08) da Comissão USP Recicla da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. A data foi marcada pela entrega de canecas duráveis no hall dos calouros, como parte da ação educativa de estímulo ao uso consciente de materiais dentro do ambiente da FDUSP, em especial, nos bebedouros e no restaurante universitário.
O presidente da Comissão, professor Eduardo Tomasevicius Filho, Departamento de Direito Civil, acentuou que a iniciativa tem amparo na Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê a educação ambiental como um de seus instrumentos.
A ação é anual e tem como público-alvo os calouros da universidade. As canecas estarão disponíveis na diretoria, durante essa semana, àqueles que não conseguiram retirar.
Para os representantes dos funcionários, Maria Luiza Mello Isern, Valdemar Pereira dos Santos Filho e Camilo de Lelis Funchal Junior, a conscientização é fundamental para o consumo adequado e reduzido de materiais descartáveis.
A visão é compartilhada pelos representantes discentes na Comissão, Aline Cawamura e José Kaspreski. Ambos participaram da elaboração de material explicativo, que foi entregue com as canecas.
Neste sentido assinalam a importância de se observar os chamados três erres: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Além disso, a necessidade de se fazer o descarte correto de resíduos sólidos nos locais específicos.