Em 2015, Juca leu a Carta aos Brasileiros, de Goffredo da Silva Telles, no Pátio das Arcadas. O local foi tomado por emoção
Antigo aluno da Faculdade de Direito da USP, o ator Juca de Oliveira morreu neste sábado (21/03), aos 91 anos. Mesmo tendo seguido a carreira artística, Juca nunca abandonou as Arcadas.
Quando tinha oportunidade de participar de algum evento ou ato se fazia presente.
Estava sempre defendendo a democracia e o Estado de Direito. Mais recentemente, em maio de 2015, leu no Pátio das Arcadas, a “Carta aos Brasileiros”, de autoria de Goffredo da Silva Telles. Foi acompanhado por vários juristas, como Antônio Marrey Filho, Flávio Bierrenbach, Modesto Carvalhosa, e diversos alunos e professores da FDUSP. O espaço foi tomado por emoção.
Também foi um dos signatários da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros”, em 2022. Na ocasião, mandou mensagem em apoio ao ato que ocorreu em agosto do mesmo ano.
Juca estudou em São Roque e posteriormente se mudou para a capital, onde ingressou na FDUSP. Em um teste vocacional, ficou sabendo que sua inclinação era ser ator. Entrou na Escola de Arte Dramática de São Paulo. Foi apenas mais tarde que ele desistiu de Direito, para se dedicar à profissão de ator. Conheceu Aracy Balabanian, Glória Menezes, e vários outros, que seguiram com ele a profissão que escolheram.
Em comunicado, a família informou: "Com pesar, comunicamos o falecimento do ator, autor e diretor Juca de Oliveira, ocorrido nesta madrugada de 21 de março de 2026, aos 91 anos. Reconhecido como um dos grandes nomes das artes cênicas brasileiras, Juca de Oliveira construiu uma trajetória sólida e admirada no teatro, na televisão e no cinema", diz um trecho.
A Faculdade de Direito também lamenta a morte de seu antigo aluno.
Com uma trajetória que atravessa décadas, Juca de Oliveira construiu uma carreira extensa. Foram mais de 30 novelas e minisséries, cerca de dez filmes e mais de 60 peças teatrais, muitas delas também assinadas por ele como autor.
Apesar de ter várias passagens na televisão, Juca nunca abandonou o trabalho como ator no teatro. Em 2014, chegou a interpretar seis personagens diferentes na tragédia Rei Lear, de William Shakespeare.
O velório será no Funeral Home, na Bela Vista, a partir das 15h.
#fdusp #direitousp #teatro