Especiais

Ações de segurança no retorno às aulas pautam conversas entre representantes da FDUSP, da Secretaria de Segurança Pública e do policiamento no Centro

Com o início das atividades e a proximidade das aulas na Faculdade de Direito da USP, a diretoria voltou a fazer reuniões com os representantes da segurança na região central da capital paulista. O objetivo é, não apenas manter, mas ampliar as ações que garantam o ir e vir de alunos, professores e demais funcionários da instituição.

Nesta terça-feira (23/01), o diretor Celso Fernandes Campilongo, acompanhado da presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, Mariana Belussi, do diretor da agremiação, André Bacelar, e de Luciano Donizete Pinto, representante da Guarda Universitária da USP, foram à sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Recebidos pelo Coronel Pedro Luís Souza Lopes, chefe da Assessoria Policial Militar da Procuradoria-Geral de Justiça, e pelo delegado Luís Fernando Camargo da Cunha Lima, conversaram sobre novas demandas para a região e a preparação da Semana de Recepção aos Calouros (Serec) de 2024. Na pauta, melhorias no policiamento, na segurança, na iluminação do trajeto e, principalmente, nos locais em que os estudantes fazem uso do transporte público, tanto na vinda para a FDUSP quanto no retorno às suas casas.

Para Campilongo, das ações realizadas nos últimos anos (desde o fim do isolamento por conta da pandemia de covid-19 e o consequente retorno das aulas presenciais) é fundamental ampliar ainda mais as iniciativas de segurança. “No retorno às aulas e durante todo ano, há sempre essa preocupação de buscar segurança aos estudantes no trajeto, pleitos que têm sido atendidos”, disse, referindo-se aos procedimentos já realizados, como o Mapa Seguro, trajeto elaborado pelo comando de policiamento e que deve receber atualizações neste 2024.

Mariana Belussi também ressaltou a importância de promover essas conversas, visando melhorias. "É muito importante que a Faculdade e o Corpo Estudantil, representado pelo Centro Acadêmico, estejam alinhados na busca por garantir uma recepção segura aos calouros e um retorno tranquilo às aulas do Largo de São Francisco", realçou.

Por sua vez, o Coronel Lopes e o delegado Cunha Lima afirmaram que irão elaborar algumas diretrizes. Para isso, pediram que fosse encaminhado um estudo dos principais locais para onde os alunos se direcionam, especialmente na saída no período noturno. Dentre os quais, pontos de ônibus e estações de metrô, para intensificar iniciativas como a de melhorar a iluminação e ampliar o policiamento. Para eles, garantir a segurança é um objetivo permanente e exige trabalho conjunto, para conhecer as necessidades de todos.