Antigo Aluno da Faculdade de Direito da USP, Cláudio Lembo, ex-governador de São Paulo, morreu nesta quarta-feira, aos 90 anos. A diretoria da Faculdade lamenta a perda para comunidade acadêmica e para a sociedade.
Lembo nomeia o prédio onde está sendo construída a nova Biblioteca da SanFran. Quando governador de São Paulo, em 2006, ele atendeu pedido da direção da instituição para desapropriação do Edifício na rua Riachuelo. O imóvel faz divisa com um prédio que já é anexo ao edifício histórico. À época, o objetivo principal da ampliação é reduzir o número de alunos por sala de aula.
Para o diretor da SanFran, Celso Fernandes Campilongo, uma grande perda. “Claudio Lembo teve uma ligação muito expressiva com a Faculdade e teve um marco importante como vice-governador e governador de São Paulo. Meus sentimentos aos familiares e a todos que puderam com ele conviver”.”
O velório será realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, no Hall Monumental, das 10h30 às 15h. O sepultamento ocorrerá no Cemitério do Araçá a partir das 16h00.
Em uma de suas passagens pela FDUSP, quando o vice-governador, Lembo, defendeu a liberdade intelectual num discurso improvisado, em 10 de agosto, durante o painel “Aspectos Históricos da Criação da Universidade de São Paulo”. O evento fez parte das comemorações dos 177 anos da Faculdade.
“Estamos num momento difícil, em que o Congresso busca votar um projeto que cerceia a liberdade. Sem liberdade, o progresso se afasta porque não existe vigilância sobre as ações dos políticos. Nesse sentido, a USP já fez muito por São Paulo e como aluno desta casa, peço que mais uma vez seja a defensora da liberdade. Porque só os maus políticos e os maus jornalistas é que vivem sem liberdade”, disse, na ocasião.
Figura de destaque na política paulista, Lembo assumiu o comando do Estado de em março de 2006, quando o então governador Geraldo Alckmin renunciou ao cargo para concorrer à Presidência da República.
O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias.
Entre os cargos que exerceu foi secretário municipal dos Negócios Extraordinários de São Paulo, secretário de Negócios Jurídicos da prefeitura de São Paulo, secretário de Planejamento, chefe de gabinete do ministro da Educação, ministro de Estado interino da Educação e assessor de Marco Maciel, quando este foi vice-presidente (1995-1997).
#fdusp #direitousp #governodoestado #direito