A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Diretoria
Diretoria

Arquitetos apresentam primeiro esboço de reurbanização do Largo de São Francisco

Intenção é montar uma Boulevard para facilitar a circulação das pessoas que transitam pelo entorno

 

Edição: Kaco Bovi

 

Um plano para o “novo” Largo São Francisco, moderno, revitalizado, com a circulação privilegiando os transeuntes, sem deixar de atender à demanda de transporte. A proposta – um sonho da diretoria da Faculdade de Direito da USP, dos dirigentes da Fundação Arcadas e da Associação dos Antigos Alunos (AAA) –, visa a integrar o recém-adquirido Palácio do Comércio, no número 19 do Largo ao Prédio Histórico da FDUSP.

Este pré-projeto – logo em breve virá um mais detalhado – foi apresentado em reunião por representantes da SPUrbanismo, das instituições da SanFran e da Prefeitura entre outras entidades. A ideia é formar uma espécie de um Boulevard entre os prédios da Faculdade. Assim, atrair mais circulação à região central de São Paulo.

Algo que naturalmente deve acontecer quando os edifícios estiverem em pleno funcionamento, incluindo o da Biblioteca em construção na rua Riachuelo.

São grandes as expectativas para bicentenário da Faculdade do Largo de São Francisco, a serem completados em agosto de 2027. E nada melhor do que ter um espaço totalmente urbanizado para esse marco.

Ao lado dos diretores da FDUSP, Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara; estiveram os presidentes da Fundação Arcadas, Fernando Facury Scaff; da AAA, Rui Caminha; da SP Urbanismo, Pedro Fernandes, e os arquitetos Vitor Lima e José Armênio, superintendente de Projetos Estratégicos e Paisagem; com Gilmar Pereira Miranda, secretário de Mobilidade e Trânsito de São Paulo; Carol Lafemina, secretária-adjunta na Secretaria Municipal da Cultura; e pelo Museu da FDUSP, professora Heloísa Barbuy; e os advogados Cajé (Carlos José Santos da Silva), presidente do conselho diretor do CESA (e antigo aluno da FDUSP); Mateus Naves; e Gabriel Damianovich (também da Associação).

De acordo com Campilongo, os representantes das instituições demostraram entusiasmo em levar o projeto adiante. “Irá melhorar muito a circulação, facilitando o ir-e-vir, para dar prioridade aos pedestres, como ocorre em muitas cidades europeias”, acredita.

O diretor acrescentou que o croqui apresentado foi muito bem pensado, com destaque para a ‘reinstalação’ de uma fonte de água, para retomar a história do próprio Largo São Francisco.

Para Ana Elisa Bechara, a reunião com o presidente da SPUrbanismo, arquitetos da Prefeitura e representantes da Secretaria Municipal de Cultura foi muito significativa.

“Com impulso oficial da municipalidade, recebemos promissora proposta inicial de redesenho urbanístico do Largo de São Francisco, para o Bicentenário. Aproximando-se o Prédio Histórico da Faculdade ao edifício da Escola de Comércio (agora da USP) e revitalizando-se a vocação estudantil e cultural do espaço. As expectativas, para a FDUSP e para o entorno, são excelentes. Essa iniciativa faz parte do conjunto de obras e investimentos para os 200 anos. Viva o Centro!", disse.

Para Rui Caminha, “um ganho grande para toda a cidade”.

Mesma linha adotada por Facury, que aproveitou para fazer observações, principalmente sobre a composição no entorno das calçadas, esculturas e arborização.

A exposição, na Sala da Congregação da FDUSP, foi feita por Pedro Fernandes e Vitor Lima. As fotos antigas, que rememoraram os inícios dos anos 1800, entusiasmaram os presentes, principalmente pela beleza. Os arquitetos reforçaram, no entanto, que nos últimos anos houve um ganho para os prédios do entorno, com prioridade aos transeuntes. “Ocorreu um avanço do desenho urbano, com o espaço sendo ampliado para os pedestres”, disseram, acreditando que irá melhorar ainda mais.

Por fim a comitiva aproveitou visitar os Prédios. Um encantamento total dos arquitetos com a Casa da Baronesa, onde há intenção de se fazer um museu jurídico; e o Palácio do Comércio (também tombado), que preserva a história arquitetônica do entorno.

 

#fdusp #direitousp #saofrancisco #antigosalunos #historia

 

#fdusp #direitousp #saofrancisco #antigosalunos #historia

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000