A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Direito do Trabalho
Direito do Trabalho

Marxismo e questão racial é tema de debate do Departamento Direito do Trabalho e da Seguridade Social

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão universitária “Marxismo e questão racial”, organizado pelo Grupo de Estudos Direitos Humanos, Centralidade do Trabalho e Marxismo (DHCTEM) da Faculdade de Direito da USP, com quatro encontros marcados para os dias 15, 22 e 28 de outubro, e 03 de novembro. A iniciativa tem por objetivos buscar aperfeiçoar, atualizar e difundir conhecimentos relevantes para o pensamento acadêmico e social contemporâneo, bem como comemorar os 15 anos de criação do DHCTEM.

Neste sentido, reunirá especialistas para discutir a relação entre o método materialista histórico dialético e a questão racial assume um papel absolutamente estratégico (para contribuir com o pensamento crítico).

Os três primeiros encontros acontecem das 09h30 às 11h30; com aulas proferidas pelo professor Muniz Ferreira, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. As abordagens serão, respectivamente, “Marx, Engels e a luta antirracista”, “Marxismo, África, Diáspora e Internacionalismo” e “Racismo e luta de classes no Brasil”. O quarto e último, será das 19h às 21h, será “Seminar Marxism and Racial Question”, August H. Nimtz Jr., docente da University of Minnesota.

De acordo com os coordenadores Marcus Orione e Flávio Roberto Batista, professores do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da FDUSP, a sociabilidade capitalista em sua dinâmica de crise estrutural do capital produz o recrudescimento das condições de exploração e superexploração da força de trabalho.

“A acumulação e a reprodução do capital não podem prescindir da divisão racial do trabalho. Historicamente o capitalismo constitui-se como modo de produção ontológica e estruturalmente racial e racista”, afirmam.

O objetivo geral é promover, nas oito horas-aula, a leitura e reflexão coletiva acerca das contribuições teóricas de intelectuais marxistas que buscaram pensar criticamente a questão racial articulada à crítica do capitalismo.

Já os objetivos específicos buscam realizar debate sobre as constituições de Marx e Engels para o debate e crítica do racismo, no sentido de evidenciar a práxis antirracista do marxismo. De igual forma, realizar debate sobre as contribuições do marxismo às lutas emancipatórias na África e na diáspora africana no fortalecimento do internacionalismo. Por fim, aprimorar as discussões sobre racismo e luta de classes na formação social brasileira.

 

Inscreva-se, discuta, participe

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000