Reunir e analisar filmes nacionais e estrangeiros que abordam o Direito Intelectual é o foco do livro “Propriedade intelectual no cinema”, coordenado pelos professores Antonio Carlos Morato, Direito Civil da Faculdade de Direito da USP; e Rodrigo Moraes, da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia.
O trabalho, que contou com a colaboração dos docentes da FDUSP Silmara Chinellato e Balmes Vega Garcia, será lançado na próxima terça-feira (01/11), a partir das 18h, na Academia de Letras Jurídicas da Bahia (Alameda Capimirim, 14, bairro da Graça, Salvador). Organizadores e autores dos artigos estarão presentes. Também haverá concerto do violonista Mario Ulloa, professor da Escola de Música da UFBA.
“O cinema é uma forma de expressão artística protegida pelos direitos autorais, mas principalmente um meio de difusão do conhecimento que possibilita a reflexão sobre diversas áreas, sendo um valioso instrumento para o ensino do Direito”, ressalta Antonio Morato.
Na obra, especialistas no tema buscam ampliar o debate interdisciplinar sobre esse ramo do Direito, mais conhecido como Direito da Propriedade Intelectual. Com 564 páginas, reúne 44 artigos sobre filmes que abordam a questão. Conforme exposto, a matéria é ainda pouco valorizada no currículo das mais de 1.700 faculdades de Direito existentes no Brasil.
Entre os filmes analisados no livro estão As Palavras (The Words), Fome de Poder (The Founder), Viva: a Vida é Uma Festa (Coco), Grandes Olhos (Big Eyes), A Última Estação, ou o Enigma de Tolstói (The Last Station, or Tolstoy’s Enigma), Remastered: o Rei Leão e o Músico Esquecido (Remastered: Lion’s Share) e Jogada de Gênio (Flash of Genius).
“A sétima arte pode contribuir para fomentar o estudo da Propriedade Intelectual em nosso país e garantir maior visibilidade a esse importante ramo jurídico. Esse é um dos principais objetivos desta obra: incentivar o estudo da Propriedade Intelectual no ambiente universitário, numa visão interdisciplinar”, diz a apresentação.