Educação

Professora Paula Forgioni passa a integrar Comissão no MEC para aprimoramento do Ensino Jurídico no País

A Comissão Especial de Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito, do Ministério da Educação ganha mais um reforço da Faculdade de Direito da USP. A professora Paula Forgioni, Direito Comercial da FDUSP, é a mais nova integrante.

O órgão estabelece algumas diretrizes como priorizar a interdisciplinaridade e a articulação de saberes, como o dever das Faculdades de Direito incluírem no Plano Pedagógico conteúdos e atividades que atendam às perspectivas formativas.

"Há experiências que dão certo e outras que não funcionam tão bem quanto gostaríamos. Espera-se que a Comissão consiga tornar o ensino do Direito mais inclusivo, tendo sempre como norte a melhoria da qualidade dos cursos em todo o Brasil", enfatizou Paula Forgioni. Para ela, é importante manter o currículo sempre atualizado de acordo com as necessidades do sistema de Justiça.

Integrantes

Também são integrantes da Comissão pela Faculdade de Direito da USP, seu ex-diretor, professor Floriano de Azevedo Marques Neto; as professoras Ana Elisa Bechara, atual vice-diretora; Maria Paula Dallari Bucci, Direito do Estado, Alysson Mascaro, Filosofia do Direito; Otavio Luiz Rodrigues Jr., Direito Civil;

Instituído por meio da Portaria CNE/CES nº 9, de novembro de 2023, os integrantes do grupo terão a responsabilidade de cuidar do aperfeiçoamento jurídico. De acordo com eles, esse compromisso terá enorme impacto na formação jurídica no País, que sofre com um número significativo de faculdades e de oferta de vagas, com discussões recorrentes sobre a qualidade do ensino de Direito.

Os docentes da SanFran juntam-se ao time de juristas que conta com o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça; Gianpaolo Poggio Smanio, Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo; Paulo Henrique Pereira, presidente da Associação dos Antigos Alunos da FDUSP; Silvio Almeida, pós-doutor pela FDUSP e ministros dos Direitos Humanos; Oscar Vilhena Vieira, diretor da FGV Direito; entre outros.