Pós-Graduação

Produção de conhecimentos marca debate sobre interdisciplinaridade em encontro de Etapa de Preparação Pedagógica

Interdisciplinaridade e a formação do monitor estiveram em discussão no quarto encontro da Etapa de Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (07/12), no Auditório Rubino de Oliveira da Faculdade de Direito da USP.

A mesa foi composta pelos professores Gustavo Monaco (presidente da Comissão de Pós-Graduação da FDUSP); Maria Livia Tourinho Moretto (IP USP); Eduardo Tomasevícius Filho (Direito Civil da SanFran) e a discente Amanda Smith Martins.

A programação do evento, coordenado pelo professor Homero Batista, continua nesta sexta-feira (08), às 10h, com “Novas tecnologias de ensino em sala de aula”.

Ao abrir os trabalhos, Monaco comparou a interdisciplinaridade no ensino como peças de quebra-cabeça, que deve ser montado ao longo da carreira. “Cada professor entra na sala de aula com uma peça de quebra-cabeça e elas vão se juntando até conseguir encontrar o equilíbrio entre as matérias”. E acrescentou: “Lidamos com toda gama de situações que precisamos transformar e unir. O conhecimento é muito mais amplo”.

Por sua fala, Maria Livia ressaltou a importância de saber a diferença entre a produção de conhecimentos e a de saber. “São pontos diferentes”, disse. conforme afirma, tem a ver com a percepção do professor de que determinado aluno tem mais o desejo de conhecimento do que o de saber propriamente. “Existem aqueles que conhecem a matéria, mas não sabe nada sobre ela. Se tiver de discorrer, demonstra que não sabe nada sobre o que está falando”, assinalou para ressaltar que, dentro da interdisciplinaridade, é necessário ter conhecimento do que se está abordando.

Adiante, colocou algumas questões. Dentre as quais qual aluno o docente quer formar. E acrescentou que o estagiário do PAE precisa discutir com o professor que o acolheu a atividade dele enquanto supervisor.

Monaco assinalou que o papel do estagiário do PAE é direcionar para que os alunos cheguem a própria conclusão e que a participação em sala de aula com a percepção desses possíveis caminhos dá outro viés de análise.

Tomasevícius acentuou as oportunidades no enfrentamento dessas questões interdisciplinares, que, sobretudo, são enriquecedoras, para crescer enquanto educadores. E destacou a importância de a FDUSP ter mestres e doutores lecionando aulas em outras instituições.

Para ele, o grande aprendizado de um programa de interdisciplinaridades é o fato de cada um lecionar a matéria, unindo todos os conhecimentos. “Hoje temos o conhecimento em sua totalidade, que estava segmentado”, afirmou.

Abordou ainda a questão de que as mudanças mais recentes fizeram com fossem rompidas barreiras e amarras. “O exemplo dessa interdisciplinaridade está em nossa faculdade. Há, por exemplo, o direito da criança e do adolescente. Tivemos de ministrar aulas de Direitos da Criança; de Processo, de Civil, de Internacional e Penal. Isso agregou conhecimentos e fez com que crescêssemos cada vez mais”, afirmou.

Outro ponto por ele abordado foi a questão da multidisciplinaridade em que são trazidos professores de outras áreas de conhecimentos, que não sejam do Direito, para o debate múltiplo, incluiu o fato de Lívia Moretto ser psicanalista, e expôs outros conhecimentos significativos de matérias das Exatas e Biológicas que podem (e devem) ser ministradas em conjunto com o Direito, que está em Humanas. Como ponto pessoal assinalou o fato de já ter ministrado diversas outras matérias.

Amanda levou aos presentes a importância de procurar novos conhecimentos e a interdisciplinaridade. “É extremamente útil usar conceitos de outras disciplinas, uma vez que pode trazer uma nova visão, uma nova abordagem”, disse. Como exemplo pessoal citou o fato de além das pesquisas na pós estar ligada a institutos voltados para a área de novas tecnologias, da Inteligência Artificial, como o Legal Grounds e o Lawgorithm.

Nessa sexta-feira (08/12) ocorre “Novas tecnologias de ensino em sala de aula”. Estarão presentes os docentes José Maria Arruda de Andrade (comissão do PAE); Juliano Maranhão (DFD); e Vitor Rhein Schirato (DES) e a discente Bruna Vieira dos Santos.

Confira a transmissão no canal do Instagram: @faculdade_de_direito_da_usp

#fdusp #direitousp #interdisplinaridade #posgraduacao #mestrado #doutorado #formacao #monitor