Pós-Graduação

A importância do uso de ferramentas na monitoria pauta debate na Etapa de Preparação Pedagógica

Edição: Kaco Bovi

As novas tecnologias de ensino em sala de aula foram debatidas na última rodada dos seminários da Etapa de Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP. Foram apresentadas as ferramentas que podem e devem ser utilizadas, para as mais diversas funcionalidades, bem como o uso correto do ChatGPT. Esse último, está sendo realizada pesquisa para saber como está sendo usado.

Compuseram a mesa Juliano Maranhão (DFD); e Vitor Rhein Schirato (DES) e a discente Bruna Vieira dos Santos. O evento é organizado pelo professor Homero Batista, Presidente da Comissão do PAE.

Maranhão acentuou a importância de que todas(os) alunas(os) – na Graduação e na Pós-Graduação – respondam as perguntas que estão sendo enviadas por e-mail, para o aprimoramento do uso da Inteligência artificial na Faculdade. “Quem ainda não respondeu, participe”, disse, observando que, apesar de ser bastante utilizada, esse uso da ferramenta não tem sido de forma transparente, como deveria.

Entre algumas das perguntas estão “A IA deveria ser introduzida nas salas de aula?”, “Com que frequência usa a IA generativa”, “Com qual perfil se identifica?”, “Você vê vantagens?” e “Quais desvantagens?”.

Funcionalidades

Por sua vez, Bruna apresentou as principais ferramentas interativas, suas utilizações e funcionalidades. Dentre as quais, Nearpod, Socrative, Google Classroom, Quizlet, Slido. “É importante usar essas ferramentas, pois são muito úteis. Lembrando que são ferramentas auxiliares”, disse.

“O Moodle tem mais de vinte ferramentas, com boas funcionalidades”, informou. “Dá para fazer vários questionários, por exemplo”, acrescenta.

“A gente vê que esses materiais funcionam muito bem na monitoria”, acrescentou Schirato, que mediou os trabalhos. E adicionou: “É bastante desafiador a condição de monitor, diante dessas ferramentas. Vocês saem daqui com muito mais conhecimento para a monitoria do que antes”.

Ampliando o debate sobre Inteligência Artificial, Maranhão destacou que aumentou bastante a utilização dos alunos, principalmente do ChatGPT. E observou que deve ser usada de forma consciente. Deu como exemplo depoimentos pessoais, onde induziu a IA ao erro e ela concordou com ele. Ao mesmo tempo, ressaltou se tratar de ferramenta interessante, que pode auxiliar, por exemplo, na busca para leitura de textos.

Outro ponto destacado como dica para a monitoria foi a realização de desafios para incentivar a participação dos estudantes. “Eu faço uma gincana e todas as vezes que houve um vencedor, nenhum dos alunos precisou mesmo do prêmio no final do curso, mas o engajamento demonstrou que isso funciona”, acrescentou Maranhão.

Confira a transmissão no canal do Instagram: @faculdade_de_direito_da_usp

#fdusp #direitousp #monitoria #posgraduacao #ferramentastecnologicas #inteligenciaartificial #ai #ia #chatgpt

Confira a transmissão no canal do Instagram: @faculdade_de_direito_da_usp