A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Especiais
Especiais

Parceria entre FDUSP e Instituto Max Planck de Inovação visa criação de observatório brasileiro de pesquisa

Edição: Kaco Bovi

 

Do ponto de vista institucional e de crescimento na oferta de ações conjuntas para o aprimoramento de docentes e discentes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo com universidades estrangeiras, as parcerias são fundamentais.

Entre as mais recentes, o Instituto Max Planck para Inovação e Concorrência (MPI), em Munique, representado pelo professor Reto M. Hilty, e a FDUSP, por intermédio de seu diretor, Celso Fernandes Campilongo e dos professores do Departamento de Direito Comercial Salomão Calixto Filho e Juliana Krueger Pela, assinaram (11/01) acordo de cooperação.

O convênio entre as instituições insere-se no âmbito da Iniciativa SIPLA - Smart IP for Latin América, que tem por objetivo criar um foro neutro para o debate acadêmico e político sobre propriedade intelectual e direito da concorrência na América Latina.

O compromisso prevê a criação do Observatório Brasileiro, visando à cooperação acadêmica para o desenvolvimento de pesquisas científicas. “Essas parcerias são de fundamental importância para ajudar no aprimoramento de nossos alunos, bem como do nosso corpo docente”, ressaltou Campilongo.

 

Capacidades 

Dentro do escopo estão desenvolver trabalhos que contribuam para melhor atender as capacidades criativas e tecnológicas da América Latina, bem como necessidades e prioridades sociais, culturais e econômicas da região. As ações incluem ainda realização de eventos, incluindo a cooperação com outras instituições nacionais ou de outros países, e publicações.

Conforme disposto no documento assinado, os pesquisadores das duas instituições avaliarão possíveis projetos, em coordenação com as instituições parceiras na Argentina e na Colômbia, conforme o caso.

O primeiro evento em São Paulo acontecerá em abril deste ano e será uma Conferência sobre transferência de tecnologia e inovação regional.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000