A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Direito do Trabalho
Direito do Trabalho

"É preciso enfrentar os desafios nesse momento de tantas transformações no mundo do trabalho", afirma Nelson Mannrich

“Vamos construir juntos o destino do Direito do Trabalho”, com essas palavras Nelson Mannrich, professor da Faculdade de Direito da USP, assumiu o comando da Academia Iberoamericana do Direito do Trabalho e da Seguridade Social, tendo como diretrizes oferecer à sociedade respostas às dificuldades enfrentados. “É preciso enfrentar esses desafios nesse momento de tantas transformações no mundo do trabalho”, acrescentou.

 

Segundo presidente brasileiro 

Depois de exercer por três anos o cargo de secretário-geral, o docente foi eleito presidente da Academia que reúne 54 juristas da Ibero-América. Fundada há 50 anos, sua proposta surgiu em um Congresso de Direito do Trabalho, ocorrido em São Paulo, com o incentivo e apoio dos professores Antônio Ferreira Cesarino Júnior, Mozart Victor Russomano e Arnaldo Sussekind, além de um seleto grupo de professores espanhóis, argentinos, uruguaios, mexicanos, e de outras nacionalidades.

O primeiro presidente foi o brasileiro Russomano, na década de 70, sendo que o professor Cássio e o professor Magano ocuparam, em épocas distintas, a vice-presidência. “Tenho o orgulho de ser o segundo brasileiro a ocupar o honroso cargo de presidente”, assinala Manrrich.

Ao ressaltar que a Academia Ibero-americana tem atuação conjunta com importantes Universidades como Salamanca, PUC do Peru, PUC do Chile, UNAM entre tantas outras, apontou na direção de promover parcerias importantes com a FDUSP.

Fundada em setembro em 1972, a Academia difunde estudos das disciplinas por meio de estímulo à produção científica, entrega prêmios e organiza e patrocina congressos científicos.

"Cabe à Academia perceber, refletir, interpretar e oferecer soluções em face das mudanças que ocorrem com tanta velocidade, no mundo do trabalho. Dessa forma, a Academia poderia se transformar na caixa de ressonância das soluções possíveis envolvendo novas formas de trabalho e o tamanho necessário da proteção a ser oferecida, em especial no campo da seguridade social”, diz.

Para ele, é essencial continuar a contribuir para que o Direito do Trabalho mantenha seu papel de protagonista da regulação, não apenas do trabalho tradicional, mas também do trabalho dos novos trabalhadores independentes. “A justificativa do alargamento dos sujeitos a serem alcançados pelo Direito do Trabalho não se dá apenas em face da distinção entre trabalhador autônomo e trabalhador subordinado, e sim pela sua dignidade como pessoa humana e pelo fato de o trabalho, ainda que independente, não ser mercadoria”, acrescenta.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000