Programa de Pós-Graduação da FDUSP recebe nota 7 na CAPES

A Faculdade de Direito da USP obteve excelente pontuação na Avaliação Quadrienal (2018/2021) recentemente divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação. O Programa de Pós-Graduação da FDUSP foi avaliado com a nota 7, com “conceito muito bom” em todos os itens da Avaliação, conforme exposto pela instituição.

O resultado mostra o esforço empreendido pelos presidentes da CCPG no quadriênio 2018-2021, professores Fernando Facury Scaff (presidente) e Ana Elisa Liberatore Bechara (vice) no sentido de ampliar o conceito da instituição.

Conforme divulgado após reunião de todos os coordenadores de Programas da Área de Direito do país, a avaliação foi mantida pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da CAPES. Chancelou-se, dessa forma, a excelência com a qual o trabalho de avaliação transcorreu, sob a coordenação do Professor Otávio Luiz Rodrigues Júnior (Coordenador da área do Direito CAPES), do Professor Felipe Chiarello de Souza Pinto (Coordenador Adjunto de Programas Acadêmicos) e da Professora Flaviane Magalhães Barros Bolzan de Moraes (Coordenadora de Programas Profissionais).

Trabalho conjunto

Para o professor Celso Fernandes Campilongo, diretor da SanFran, a excelência é ratificada pelo trabalho desenvolvido pelos professores, alunos e servidores.

“Nada disso seria possível sem a inestimável contribuição das professoras e dos professores do Programa, pela qualificada produção acadêmica, qualidade dos cursos oferecidos, inserção internacional, esmero na orientação dos pós-graduandos e, também, pela excelência das nossas bancas examinadoras”, diz. “Sem dúvida, nosso notável alunado e o primor das dissertações e teses defendidas na Faculdade explicam e justificam o resultado da avaliação. A atual Comissão de Pós-Graduação – sob a batuta do professor Gustavo Monaco e da professora Juliana Pela – tem dado brilhante continuidade aos esforços das Comissões precedentes. Temos muito a comemorar!”, acrescentou.

Sofisticação

Foi a primeira vez que notas sete foram concedidas pela área. “O Programa avaliado apresentou evidente sofisticação quando comparado à avaliação anterior, o que foi possível atestar por um exitoso aprimoramento da relação entre as áreas de concentração, linhas de pesquisa e projetos de pesquisa, projetando-se, também, em uma reforma curricular que promove o desenvolvimento organizado das atividades de ensina, em Pós-Graduação”, informa a avaliação.

“Por todo o exposto, conclui-se, para além das avaliações e métricas objetivas indicadas, a centralidade do programa analisado justifica a nota 7 que será demonstrada no item de excelência”, acrescenta.