Ser Franciscano

Turma formada em 2000 na FDUSP cria comissão para adotar a Sala Pedro Lessa

A Turma formada no ano 2000 na Faculdade de Direito da USP, perto de completar 25 anos, criou comissão para adotar e restaurar a Sala Pedro Lessa do Prédio Histórico. Por meio do Programa Adote uma Sala, antigos alunos buscam reformar os espaços da SanFran, deixando o edifício, que é tombado pelos órgãos públicos, cada vez mais moderno e adequado, para o uso de todos.

Para formalizar o projeto, os antigos alunos Gustavo Monaco, Helena Lobo da Costa, Heitor Sica – professores na FDUSP -, Juliano Di Pietro e Ana Claudia Leme, advogados, reuniram-se com o diretor da Faculdade, Celso Fernandes Campilongo.

Aproveitaram a ocasião para visitar o espaço pelo qual serão responsáveis, bem como outros locais já restaurados por meio do programa. Nessa primeira etapa estão convidando os alunos de Turma para fazer parte da iniciativa.

Para tanto, criaram o e-mail: turma2000fdusp@gmail.com (interessados podem enviar também para fd@usp.br ).

“Em breve, nossa turma fará 25 anos de formatura. Não pode haver presente maior para todos nós do que contribuirmos com a Faculdade. Temos certeza que todos se sentem, ainda e para sempre, parte dessa História”, assinalou Monaco, ratificando a importância de todos os antigos alunos da Turma em participar dessa iniciativa. Além da oportunidade desse reencontro, que marcará o início das festividades da formatura, ainda poderão retribuir para a instituição que estudaram.

“Há uma razão evidente para que nos chamemos ‘Antigos Alunos’, ao invés de ex-alunos: os laços que nos unem à Faculdade são perpétuos, de muito carinho e gratidão. Diante disso, nada melhor do que devolvermos uma ínfima parte do que recebemos mediante a doação de uma sala reformada às Arcadas nas proximidades de nossos 25 anos de formados”, acrescentaram Juliano e Ana Cláudia, demonstrando esse sentimento de pertencimento à principal e mais antiga academia de Direito do País, que em 2027 completará 200 anos.

Por sua vez, Campilongo acentuou o significado de preservar a Academia. Antigo aluno, professor e, agora, diretor. “Essas iniciativas nos mantêm sempre perto da Faculdade que ajudou a construirmos nossa história. E nada melhor do que ter a oportunidade de retribuirmos com um pouco do que recebemos”, disse.

Preservação histórica

O Edifício é tombado como patrimônio histórico e cultural pelo Conpresp e pelo Condephaat. Por isso, as técnicas de restauração estão de acordo com as diretrizes dos órgãos de preservação e as obras estão sob a responsabilidade da Superintendência do Espaço Físico da USP.

A restauração segue um Plano Diretor de Preservação, que se constituiu a partir de um levantamento sobre o estado atual do prédio nos graus de conservação, originalidade e importância dos ambientes. Ele estabelece de forma permanente diretrizes e padronizações a serem seguidas para futuras alterações nas estruturas, com orientações sobre os tipos de obras e materiais mais adequados.

A modernização e manutenção cobrem mesas, cadeiras, pisos, lambris, pintura, iluminação, forro, ar-condicionado, tratamento acústico e parte elétrica, de áudio e vídeo, com instalação de projetores, entre outros detalhes.

Continue a contar essa história. Ajude a preservar e renovar o Prédio Histórico. Entre em contato pelo e-mail turma2000fdusp@gmail.com

#fdusp #direitousp #sanfran #patrimonio #historico #historia #pertencimento #turma2000sanfran

Edição: Kaco Bovi