Um torneio fundamental para um estudo mais prático das áreas de proteção de dados e inteligência artificial, em conjunto com a arbitragem. Este foi o cerne da primeira edição da Competição de Direito, Tecnologia e Arbitragem, a CoDiTech Moot, que aconteceu entre os dias 03 e 05 de fevereiro na Faculdade de Direito da USP.
Ao longo de três dias estudantes de várias localidades e instituições participaram de disputas, em formato de júri simulado, acerca de Direito Digital e Arbitragem. Estiveram na competição jovens estudantes e recém-graduados em Direito, incluindo, universidades, escritórios, empresas e organizações não-governamentais.
A Equipe da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, treinada pelos estudantes Gabrielly Silva, Rafael Lenzi e Silvia Resstel, foi a vencedora do certame.
O Time USP foi formado por Alana Rufino, Bárbara Akl, Bianca Horowitz, Eduardo Pavanello, Gabriel Milton, Heloísa Sena, Laura Ruescas, Letícia Venturini, Lívia Fontenele, Natália Moraes, Milena Laranjeira e Raimundo de Arruda. “Assim, conseguimos conquistar o primeiro título da competição para as Arcadas”, comemoraram.
Além disso, as quatro oradoras da equipe FDUSP foram bem avaliadas na competição. Letícia Venturini alcançou o primeiro lugar nas avaliações, seguida por Bárbara Akl em terceiro lugar, Milena Laranjeira em quinto lugar e Laura Ruescas na sexta posição.
Na classificação geral, o segundo lugar ficou com a Universidade Estadual de Londrina.
Premiação
Dentre as premiações, o troféu principal é um busto representando a inteligência artificial e com movimento (giratório) e assinaturas de curso do Data Privacy.
“Ele (o busto) será entregue (simbolicamente) como uma Copa do Mundo aos vencedores da competição no ano anterior”, explicou o professor Juliano Maranhão (Filosofia e Teoria Geral do Direito da FDUSP), um dos organizadores do torneio.
A peça foi desenvolvida pelo advogado Bernardo Fico, pesquisador do Instituto Lawgorithm, organizador do evento, com o apoio da SanFran e da CAM-CCBC.
Um dos diferenciais da CoDiTech é a sua abrangência temática. “Justamente por tratar-se de tecnologia e arbitragem, a Competição permite que a organização explore diversas discussões, inovadoras e antigas, em seus casos fictícios”, informou Maranhão. Na primeira edição, os temas explorados foram de direito digital, tecnologia, inteligência artificial, proteção de dados e arbitragem.
A competição tem como patrocinadores Data Privacy Brasil, Daniel Law, Gusmão e Labrunie Advogados, Opice Blum Advogados, e Meta.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: coditech.moot@lawgorithm.com.br .