Caras(os) alunas e alunos,
Está aberta a consulta à comunidade estudantil para avaliar a percepção sobre a continuidade ou não da paralisação. A votação ocorre por meio do Helios Voting, sistema eletrônico utilizado pela Universidade para a eleição da Representação Discente, de membros de colegiados e decisões de diferentes instâncias universitárias. Trata-se de mecanismo totalmente seguro, que garante o voto secreto e amplamente auditável.
A presente consulta tem o objetivo de orientar a comunidade acadêmica, não se confundindo com a votação da AGE dos estudantes, com indicativo de realização nesta sexta-feira (29/05) na modalidade presencial (a despeito da disponibilização, uma vez mais, do sistema eletrônico pela Faculdade de Direito).
Convidamos toda a comunidade estudantil para participar desse processo democrático de consulta.
A votação ocorre das 12h30 do dia 27.05.2026 às 14h00 do dia 28.05.2026
CHAMAMENTO PARA VOTAÇÃO ELETRÔNICA
Diante da preocupação em relação à proximidade do fim do semestre e aos prazos previstos no calendário acadêmico, a Diretoria da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo informa que fará, hoje (27/05), consulta on-line aos discentes de graduação acerca da continuidade da paralisação estudantil. Essa é mais uma iniciativa de ouvir a comunidade discente, reforçando a interlocução mantida com a representação dos estudantes desde o início da paralisação.
A consulta será realizada das 13:00 de 27 de maio de 2026 até 14:00 de 28 de maio de 2026, por meio do sistema Helios Voting, o mesmo utilizado pela Universidade para votações e eleições institucionais, garantindo segurança, legitimidade e caráter secreto dos votos.
O objetivo é colher a manifestação dos alunos sobre a continuidade ou encerramento da paralisação, de modo a orientar os próximos encaminhamentos institucionais.
O link para participação será divulgado pelos canais oficiais da Faculdade e será encaminhado por e-mail à comunidade discente.
A participação de todas e todos é fundamental para garantir a expressão do conjunto de estudantes da Faculdade de Direito, reafirmando seu compromisso de amplo diálogo.
Arcadas, 27 de maio de 2026.
Diretoria da Faculdade de Direito da USP