Direito Internacional

Diretor recebe cônsul-geral da Itália em São Paulo para discutir possíveis parcerias

Visando ampliar as ações no âmbito internacional, o diretor da Faculdade de Direito da USP, Celso Fernandes Campilongo, recebeu (28/04), o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara.

Entraram na pauta a possibilidade de eventos em comum entre as instituições, bem como a possibilidade de o Consulado verificar a legislação italiano acerca da dupla-titulação na formação acadêmica.

Campilongo citou como exemplo os convênios já estabelecidos com universidades francesas. “O que atrai muito a atenção dos estudantes é essa dupla-titulação e não temos um sistema institucionalizado com as universidades italianas. Da mesma forma que mandamos vários alunos por ano para a Universidade de Lyon, poderíamos fazer com a italianas”, disse.

Outro ponto em destaque seria a possibilidade de organizar e promover eventos comuns. “Seria importante que, quando fizéssemos eventos com professores italianos, o Consulado desse apoio a esses docentes, bem como à atividade a ser realizada. Ou seja, que participassem”, acrescentou.

Como forma de olhar adiante, observaram outras ações conjuntas com a Câmara Italiana de Comércio de São Paulo, sobre Arbitragem, Direito Comercial e Relações Internacionais do ponto de vista jurídico. “Isso pode interessar aos italianos, para reforçar as parcerias”, acrescentou.

Fornara, por sua vez, demonstrou interesse na realização de parcerias.

Opere del divino poeta

Estavam presentes o desembargador Alfredo Attiè, Celso Azzi, ambos da Academia Paulista de Direito; e Fábio Molina, da Comissão de Cooperação Internacional e Nacional da FDUSP.

A comitiva aproveitou para visitar alguns espaços da Faculdade. Dentre os quais, o Salão Nobre e a Biblioteca.

O Cônsul ficou admirado pela Obra “Opere del divino poeta”, de Dante Alighieri, datada de 1520, uma raridade no Brasil. A diretora da Biblioteca, Maria Lúcia Beffa, aproveitou para apresentar alguns detalhes institucionais e mostrou o livro outras publicações sob os cuidados da Biblioteca, como “Statvta almae vrbis Romae, avctoritate - S.D.N.D. Gregorii Papae XIII”.

(KB)