A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Ser Franciscano
Ser Franciscano

Emocionados, franciscanos da turma formada em 2000, entregam a Sala Pedro Lessa totalmente restaurada

Por meio do projeto Adote uma Sala, espaço ganhou equipamentos novos e teve sua estrutura restaurada

 

Edição: Kaco Bovi

 

Um reencontro e um regresso aos bancos da faculdade repleto de alegria e a sensação de retribuir à velha academia todas as conquistas que sucederam a formação. Dessa forma, a turma formada na Faculdade de Direito da USP em 2000 deu início as comemorações dos 25 anos de formatura. Celebração recheada pela (re)inauguração da Sala Pedro Lessa, no terceiro piso. Espaço adotado por eles e totalmente restaurado por meio do Programa Adote uma Sala da SanFran.

“Muito do que sou hoje passou pelo que consegui nessa faculdade. Essa sala, renovada, é somente uma pequena parcela de minha gratidão, principalmente por saber que os alunos terão aula em um espaço adequado, neste ano”, ressaltou Ana Cláudia Leme, que compôs a comissão formada para captação de recursos e que foi responsável pelos trabalhos realizados em conjunto com a Associação dos Antigos Alunos da FDUSP. Nesta empreitada estiveram o advogado Juliano Di Pietro e os professores da FDUSP Gustavo Monaco, Helena Lobo e Heitor Sica.

Com a sala completa pelos antigos alunos e docentes, dentre os quais Antonio Carlos Morato e José Augusto Fontoura da Costa, cada um dos responsáveis fez um depoimento curto, para resumir o sentimento do momento. Observados pelo diretor da FDUSP, Celso Campilongo, por demais convidados e representantes do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Representação Discente e da Academia de Letras.

Campilongo aproveitou para agradecer, lembrou que há novos projetos de salas prontas para serem adotadas e citou outros projetos para o engrandecimento acadêmico, como o Sempre SanFran e o Adote um Aluno. E reforçou o espírito de pertencimento dos franciscanos. “É este espírito que vocês estão reforçando neste momento e é o que queremos que estejam sempre presentes, participando do bicentenário”, disse, ao acentuar que em 2027 a Faculdade completa 200 anos de instalação.

“Quero expor uma palavra de agradecimento a vocês que reformaram esta sala, que sirva de estímulo a outras reformas. Faltam poucas salas a serem reformadas, mas sobram outros espaços além de salas. Isso sem contar que a faculdade acabou de incorporar o seu patrimônio um prédio inteiro aqui ao lado. Um prédio muito bonito, um prédio que está em bom estado de conservação”, acrescentou.

Por sua vez, Di Pietro apresentou alguns números do montante arrecadado e o que foi direcionado para a restauração. Observou que foram trocados os equipamentos e restauradas cadeiras, piso etc. “Tudo mantendo o estilo da sala, preservando como ele é”, disse.

“Desde que eu entro aqui na faculdade, e olha que eu entro aqui quase todos os dias, desde 1996, eu sempre sinto uma sensação muito boa”, afirmou Helena Lobo. Para ela, são excelentes lembranças, “das grandes amizades que a gente formou aqui, dos amores, das aulas engraçadas, das festas, dos jogos jurídicos, dos trotes”. “Foram tantas coisas vividas aqui e eu tenho certeza de que todos vocês, quando entraram aqui, sentiram isso. Esse sentimento de alegria”, acrescentou.

Por sua vez, Monaco citou alguns pontos e recordou como foi desafiador o processo para a conclusão do sonho de restaurar o espaço. “Os alunos agora, têm a possibilidade de estudar em salas não apenas climatizadas, bonitas do ponto de vista estético, mas também salas com conforto acústico”, ressaltou. Temos de agradecer especificamente o Juliano e a Ana, porque eles trabalharam muito para que isso acontecesse”.”

Para Heitor Sica, a experiência de contribuir com a restauração da Sala resgata momentos especiais. “Estar aqui nesta noite é uma emoção que vejo em vários colegas entrando nesta sala. Quem estudou aqui, nesta sala, como eu, está muito emocionado”, disse. “Eu sentava ali”, apontou, para registrar a alegria do momento: “Tem algo de especial, de mágico aqui neste lugar, que vai muito além do prédio histórico e com todas as suas tradições. É esse vínculo que se cria entre os franciscanos, que torna essa nossa experiência tão única”, disse.

Representando a Associação dos Antigos Alunos, José Paulo agradeceu a todos os doadores, ressaltando o empenho dos integrantes da Comissão de Reforma e ao engenheiro Ricardo Vasconcellos. “Foi uma dedicação enorme para tornar possível esse momento, com reuniões semanais, contatos diários e momentos de preocupação para obter a verba necessária”, disse.

Entre os presentes, Gustavo Ungaro, presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP; e João Otávio Paes de Barros, da Associação dos Antigos Alunos.

 

#fdusp #direitousp #sanfran #pertencimento #serfranciscano

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000