A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Pós-Graduação
Pós-Graduação

Os cuidados com a saúde mental, diante das pressões sofridas durante a Pós-Graduação

Os cuidados com a saúde mental diante das pressões que ocorrem no âmbito da Pós-Graduação, tanto na parte educacional quanto familiar, foram traçados durante a palestra “Saúde mental e pós-graduação”, com a professora Maria Livia Tourinho Moreto (Instituto de Psicologia da USP), em palestra na Semana de Recepção às Calouras e aos Calouros, na Faculdade de Direito da USP. Compuseram a mesa os professores Gustavo Monaco e Juliana Krueger Pela, respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Pós da FDUSP.

“É preciso ter extrema atenção à saúde mental dos estudantes, principalmente neste momento decisivo na vida”, advertiu. “Não são todos os docentes que estão interessados na saúde mental de seus alunos. Mas tenho percebido aqui na Faculdade de Direito que existe essa preocupação”, acrescentou.

Por sua vez, Monaco e Juliana acentuaram a atenção dada pela psicóloga ao Programa de Pós-Graduação e com a Faculdade de Direito. “É um tema extremamente importante, especialmente neste momento que estão subordinados a fluxos de pressão”, observaram.

Conforme exposto, é o período de consolidação e de fixação de bases sólidas para carreira profissional. “Tudo isso acrescentado às pressões típicas de um programa de excelência, como o da FDUSP”, observou Monaco.

Maria Moreto abordou algumas pesquisas clínicas, principalmente sobre a questão de indícios dos transtornos de saúde mental, e da preocupação com a experiência de pessoas silenciadas. De acordo com ela, é preciso ouvir. “Quanto mais a gente tem oportunidade de falar sobre sofrimento, mais isso pode deixar de se transformar em uma patologia”, afirmou.

A docente relatou a posição profissional enquanto psicólogos clínicos e enquanto psicanalistas acerca da discordância sobre a ideia de que o sofrimento é uma experiência esperada. Também tratou do cuidado. “Quando se é psicólogo é preciso escutar; não apenas ouvir”.”

A docente relatou ainda a importância das relações interdisciplinares; bem como saber lidar com as patologias existentes.

 

A programação segue nesta quinta-feira (14), com a palestra “Introdução à Metodologia de Pesquisa em Direito”, proferida pelo docente Rafael Mafei, Filosofia e Teoria Geral do Direito da FDUSP

 

Assista transmissão completa. Reverbere: https://encurtador.com.br/sHRTY

 

#fdusp #direitousp #psicologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000