A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Serec
Serec

Primeiranistas visitam edifício-sede do Tribunal de Justiça de São Paulo

Dentre tantas atividades que marcaram a Semana de Recepção às Calouras e aos Calouros (Serec) 2023 da Faculdade de Direito da USP, a visita à sede ao Palácio da Justiça foi um momento especial. Independentemente da área jurídica que os primeiranistas da FDUSP irão seguir, o Tribunal de Justiça fará parte do dia a dia profissional da maioria deles.

Os mais de 120 estudantes foram recebidos pelo presidente da Corte, desembargador Ricardo Mair Anafe; pelo decano do TJ-SP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; e pelo professor da FDUSP, desembargador Walter Piva Rodrigues. Na sequência participaram de um tour pelo edifício-sede.

Foram acompanhados pelo presidente da comissão organizadora da Serec, professor Paulo Lucon (DPC-FDUSP), que acentuou a importância de, logo nos primeiros dias de Faculdade, terem contato com os locais que irão atuar (foram feitas outras visitas monitoradas). Ele destacou ainda que o TJ-SP é o maior tribunal de apelação do mundo e que os alunos tiveram a honra serem recebidos pelo presidente da Corte, pelo decano e por Piva Rodrigues. Como ex-juiz Eleitoral, no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Lucon também assinalou que a magistratura é muito importante.

Por sua vez, Anafe relembrou seus tempos de universitário e de quando conheceu o Palácio pela primeira vez. “Aproveitem esses cinco anos de faculdade. Eles são maravilhosos para conhecer os conceitos e os institutos do Direito, e é com base nisso que vocês se tornarão grandes advogados, defensores públicos, promotores ou juízes. Bem-vindos ao Tribunal de Justiça e bem-vindos à carreira jurídica”, ressaltou.

Puderam conhecer um pouco mais sobre a estrutura do Judiciário paulista, desde a sua origem até os dias atuais, bem como a história e arquitetura do Palácio da Justiça. Em um tour guiado, passaram pelo Tribunal do Júri, Salão dos Passos Perdidos, Biblioteca e Salão Nobre Ministro Costa Manso, além de visitarem a recém-instalada exposição “1 julgamento, 4 línguas: os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg”.

Lucon acrescentou que Laura Mortara, uma das organizadoras dessa mostra, pertence à família de Lodovico Mortara, um dos principais processualistas da história. “Recentemente a família realizou a doação de um acervo do processualista ao Instituto Brasileiro de Direito Processual, sendo que a cerimônia de recebimento foi realizada na FDUSP”, informou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000