Estado de Direito

Missão da USP para acompanhar pleito eleitoral não aponta inconsistência no resultado das eleições 2022

O relatório desenvolvido pela Missão de Observação Eleitoral, composta por professores da Universidade de São Paulo para acompanhar o pleito eleitoral de 2022, não apontou nenhuma inconsistência no processo. O documento, recentemente apresentado, teve por base a disputa presidencial, contextualizando o período pré e pós-eleitoral, e não apenas os dias em que foram realizadas as votações em 1º e 2º turnos.

De acordo com o professor Fernando Facury Scaff, Direito Financeiro da Faculdade de Direito e superintendente Jurídico da USP, o documento é uma demonstração da importância que a USP deu para o acompanhamento da lisura das eleições, fundamental para o fortalecimento da democracia no País.

“A despeito do clima beligerante e das inúmeras contestações dos partidários dos dois principais candidatos, o Tribunal Superior Eleitoral conduziu o pleito com absoluta normalidade”, disse. “Não obstante pequenos grupos insatisfeitos promoveram badernas e buscaram implementar um golpe de Estado, visando a anular as eleições e manter no poder o candidato derrotado, que então exercia a Presidência da República”, acrescentou o docente que coordenou os trabalhos.

A tônica da Missão foi a de congregar docentes de diferentes áreas de atuação, oriundos da Faculdade de Direito, da  Escola Politécnica, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades e do Instituto de Matemática e Estatística, contando com o apoio do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico e sob a coordenação da Superintendência Jurídica.

As áreas de conhecimento do grupo abarcam alguns dos principais aspectos que estavam em xeque na disputa eleitoral: ciência da computação, envolvendo conhecimento de redes de informática, tecnologia de software e de hardware das urnas eletrônicas e estatística, além de diversos aspectos jurídicos.

Scaff ressalta ainda que o intento golpista, que se manifestou mais fortemente após a proclamação das eleições e, de forma bárbara, após a posse dos eleitos, com a invasão da Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, está sendo devidamente apurado e seus responsáveis processados na forma da lei. Nesse atentado contra a Democracia vários prédios foram vandalizados, com depredação de instalações, obras de arte e objetos históricos.

Confira relatório completo. Reverbere: https://bit.ly/3UYXhrK

#fdusp #usp #direitousp #eleicoes #democracia