A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Direito Civil
Direito Civil

Homenagens à professora Silmara Chinellato marcam reunião da Congregação na FDUSP

Uma esfuziante salva de palmas tomou conta da Sala da Congregação da Faculdade de Direito da USP, na reunião do colegiado (31/08), em homenagem a professora Silmara Chinellato, Direito Civil da FDUSP. A docente, que por décadas lecionou na Graduação da Faculdade de Direito da USP, irá se aposentar. Não que deixará os bancos da Escola, passará a ser professora Sênior.

Foram várias as falas de carinho e elogio feitas pelos docentes presentes na reunião. “Agradeço muito aos alunos da Graduação e da Pós-Graduação pela troca de conhecimento e por terem me proporcionado o desafio de sempre estudar”, disse, emocionada, ampliando os agradecimentos aos professores, servidores, colegas...

Entre os “mimos”, flores e cartas escritas pelos estudantes, orientandos e pela Diretoria. A docente recebeu ainda uma réplica esculpida em madeira do Prédio Histórico da FDUSP, entregue pela vice-diretora da SanFran, Ana Elisa Liberatores Bechara.

O diretor da SanFran, Celso Fernandes Campilongo, ressaltou os aplausos prolongados e as manifestações. “Nos últimos dias pude constatar tamanho o carinho que todos têm. É uma professora muito querida. Um exemplo para as novas gerações”, disse.

 

DCV

Em nome do Departamento de Direito Civil, o professor Ignácio Poveda assinalou a representatividade da professora Silmara para o Direito Civil Brasileiro. “Gostaria de agradecer por todos esses anos de companheirismo, pela simpatia e por tudo que representa para o Departamento e para toda a instituição”, afirmou.

Na sequência, Elival da Silva Ramos lembrou do trabalho conjunto não apenas na FDUSP, mas também como procuradores do Estado. “Não podia deixar de registrar essa homenagem. “A professora Silmara sempre emprestando o brilho dela na docência. Também foi uma excelente advogada do Estado, colaborando e para a causa pública”.

Em seguida, o professor Marchi ressaltou o trabalho desempenhado pela docente. “Sempre tivemos apreço um pelo outro. Uma professora muito corajosa no âmbito acadêmico, agindo sempre com muita bondade no coração”, afirmou.

A docente e amiga Giselda Hironaka lembrou que ambas vieram do interior e aproveitou para contar um pouco da trajetória de ambas até chegarem a professoras titulares no Departamento. “A professora Silmara foi meu modelo de como se deve seguir uma carreira, especialmente dentro dessa Escola. Não estamos em um lugar qualquer”, realçou.

Nestor Duarte, também do Departamento de Direito Civil, destacou que ambos também foram colegas ingresso na Procuradoria-Geral do Estado. “Nossa convivência data de mais de quatro décadas. Representa uma marca muito importante nessa Faculdade e continuará a abrilhantar esse corpo docente”, afirmou.

Ao ampliar os agradecimentos, Silmara Chinellato acrescentou: “Citei a música de Caetano Veloso (‘No Dia Em Que Eu Vim-me Embora’) porque a música representa minha chegada à São Paulo”. E arrematou, ao destacar a homenagem de Giselda, que revelou a docente como excelente cantora: “Sou professora de Direito do autor instigada pelo amor que tenho pela música”.

Entre os presentes, as professoras Maria Paula de Abreu Dallari, Nina Ranieri e tantas professoras, docentes, alunos e servidores que marcaram a vida da homenageada. (KB)

 

Discurso

 

Prezado e caro Sr. Diretor, Prezada cara sra. Vice- Diretora, prezados e caros colegas da Congregação da FDUSP

Hoje é minha última participação nesse E. Colegiado ao qual pertenço desde a época em que era Doutora, eleita por meus pares.

Quero agradecer muito a honra de dele ter participado por muito tempo, durante muitas gestões dessa Faculdade.

É ela o motivo de eu ter-me mudado de minha cidade natal, Limeira, para São Paulo, em 1967, ano em que prestei o vestibular.

Essa mudança para a Capital, para onde vim sozinha, lembra-me muito a lindíssima canção de Caetano Veloso “No Dia Em Que Eu Vim-me Embora’, que sempre me emociona muito.

Felizmente fui bem-sucedida no vestibular e já sabia que não voltaria a minha terra natal, pois me apaixonei pela Faculdade por São Paulo, cidade da qual me considero cidadã e onde nasceram meus dois filhos: Daniela e Marcelo, este também antigo aluno das Arcadas.

Foi um longo caminho a percorrer na nova vida pessoal, familiar acadêmica e essa Faculdade sempre ocupou um papel de grande relevância. Aqui cursei a Graduação, a Pós- Graduação e ingressei na carreira acadêmica, tendo antes atuado na antiga docência voluntária.

Foi um grande marco ter conhecido o queridíssimo Professor Rubens Limongi França, a quem muito devo, por ter vislumbrado na jovem aluna algum talento, razão de ter-me incentivado a seguir a carreira acadêmica na qual ingressei por concurso de provas títulos, em março de 1986.

Completei, assim, 30 anos de magistério em 2016, mas embora pudesse me aposentar por tempo de serviço, preferi continuar e hoje conto com 37 anos de docência.

Lamento muito ser obrigada a me aposentar, mas isso não significa que não continuarei a prestar serviços a minha para sempre querida Faculdade, que considero minha Casa. Pretendo prosseguir como Professora Sênior e lecionarei na Pós-Graduação tanto as disciplinas já criadas como outras novas.

Fico também à disposição de meus pares para lecionar como convidada em algumas aulas especiais e pontuais, na Graduação.

Cumprirei com muito gosto meu mandato como membro da Comissão de Pós-Graduação, na qual aprendo muito e desfruto de boa convivência.

Agradeço muito aos alunos de Graduação e da Pós-Graduação pela troca de conhecimentos e por terem me proporcionado o desafio de sempre estudar, bem como pela convivência pacífica que tivemos. Tenho sempre muito prazer em reencontrá-los e alguns se tomaram amigos.

Aos antigos alunos, orientandos de Pós-Graduação, agradeço o livro sobre “Direitos da Personalidade”, elaborado em minha homenagem, com participação de vários colegas professores, com prefácio do Professor Dalmo de Abreu Dallari e apresentação da colega Giselda Maria F. N. Hironaka, colega e amiga de tempos de Graduação, e como a chamo, companheira de muitas luas e lutas.

Agradeço a todos os funcionários, sempre muito prestativos, aos colegas presentes, ausentes e aos que já partiram, por tantos anos em que partilhamos a vida acadêmica. Fico feliz em ver no corpo docente alguns ex-alunos.

E também louvo os colegas do DCV pele rica convivência e por terem me dado voto de confiança, por unanimidade, ao me elegerem como Chefe do Departamento, cargo que ocupei de setembro de 2015 a setembro de 2019, o que muito honra meu currículo, assim como ser vice-chefe atualmente.

Quero agradecer especialmente, além do professor Rubens Limongi França, meu orientador de doutorado, aos professores Carlos Alberto Bittar, leal colega e grande incentivador, com quem iniciei meus estudos de Direito o Autor, depois do Doutorado e com quem por muitos anos trabalhei.

Também agradeço ao Professor Álvaro Villaça Azevedo e à Professora Ivette Senise Ferreira, que me introduziram na Congregação como Professora Titular, na inesquecível cerimônia festiva.

Ao Professor Dalmo de Abreu Dallari, meu Professor da Graduação, registro agradecimento especial pela belíssima oração que proferiu nessa cerimônia que, ao longo de minha carreira, sempre me prestigiou, com sua grande generosidade.

Ao paraninfo de minha querida Turma Castro Alves, de 1971, Professor Paulo José de Costa Júnior, por sua presença constante, inclusive no meu concurso para Professora Titular e ao saudoso e inesquecível Professor Antonio Junqueira de Azevedo que me honrou com sua amizade e incentivo.

Fica meu até logo, muito longe de "adeus", pois vou continuar a prestar serviços a essa Faculdade que para sempre fará parte de minha vida, contando com a ajuda de Deus.

Assim, plagiando Caetano Veloso, espero poder dizer e cumprir: “No dia em que Não me vim embora”.

Muito obrigada

 

Silmara Chinellato

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000